Empresários da construção civil se animam com perspectiva do mercado em Ribeirão Preto
Com otimismo em relação ao futuro e relatando experiências do passado, empresários participaram de debate promovido pela Revide

Empresários da construção civil se animam com perspectiva do mercado em Ribeirão Preto

Em debate promovido pela Revista Revide, profissionais analisaram os desafios impostos pela crise e mostraram otimismo para o futuro

Planejar o futuro com as ideias e desafios que vieram do passado, foi esse o principal ponto do debate “Expectativas para o Crescimento da Construção Civil”, promovido pela Revista Revide para discutir a retomada do mercado em Ribeirão Preto. O evento reuniu empresários que apresentaram as impressões sobre a volta das forças da construção.

O debate reuniu na manhã desta sexta-feira, 18, na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), os personagens da capa da Revista Revide desta semana, como a diretora da Tecnoart Engenharia, Iara Manfrim; o diretor geral da Habiarte, Paulo Tadeu Rivalta de Barros; o diretor da Perplan Urbanização e Empreendimentos, Adilson Perdiza Villas Bôas; o diretor da Bild em Ribeirão Preto, Thiago Faraco; e o arquiteto e Urbanista Silvio Contart, da Vila do Ipê Empreendimentos.

Aos estudantes das universidades de Ribeirão Preto, eles apresentaram um panorama da recuperação do mercado da construção civil neste início de 2018, motivado pela inflação controlada na casa dos 2,5% e das baixas taxas de juros praticadas atualmente.

“É importante esse evento realizado pela Revide para que a população tenha a imagem do que está se recuperando no mercado imobiliário. Foi uma crise bastante forte, mas agora temos uma melhora muito boa, em função da queda dos juros, que ajuda muito, porém é gradativa. Entretanto, ainda vemos com muito otimismo. Parabéns a Revide pelo evento e para os empresários que sobreviveram a crise”, afirmou Adilson Perdiza.

Para Perdiza, a construção civil em Ribeirão Preto conseguiu se sobressair por ter conseguido se renovar no momento certo e por não ter tido medo nas fases agudas da crise. “Seguramos nossas ‘cabeças’, porque o intelecto é fundamental para nossas empresas, e tivemos o mais importante, que é o foco para saber lidar com a crise e seguir em frente”, concluiu.

Para Silvio Contart, o importante para as construtoras foi manter o planejamento para poder suportar as adversidades. “Trabalhamos com a visão de 20 anos para frente. O empreendimento é para uma coisa de longo prazo. As coisas podem melhorar, ou piorar, nada é nunca normal. Mas a gente vai se adaptando”, explica Contart, que afirma que existe uma luz no fim do túnel.

“Estamos debatendo uma situação que é uma expectativa geral. Esperamos que essa retomada seja uma coisa duradoura e crescente. Uma crise um pouco mais demorada do que o esperado. E, agora, parece que veio a luz no fim do túnel. Para os empresários e o mercado, é muito importante ter um evento que celebre esse novo clima de um ciclo positivo que se inicia”, concluiu.

Já para Paulo Tadeu de Rivalta de Barros, o caminho de planejamento é o mesmo a ser seguido. No debate, ele apontou que para planejar os próximos 20 anos, é preciso olhar para o que foi feito nos anteriores. “Neste setor é preciso uma visão de longo prazo”, disse Barros, que alerta que é necessário olhar para as eleições presidenciais, em outubro, para o crescimento continuar pleno e gerando empregos.

“O que nos deixa satisfeito é que tem muitos jovens aqui no debate, e gostamos de falar com eles e mostrar a avenida que existe para o futuro gerando emprego para todo mundo”, declarou.

Compartilhando experiências

Já para Iara Manfim, o evento serviu para discutir com outros empresários as impressões sobre a situação do mercado e compartilhar experiências sobre a crise e como seguir em frente. “As dificuldades servem para reavaliar as estruturas. Olhamos para nós e fizemos um lançamento no auge da crise”, opinou.

“Eu sempre acreditei que em grupo, juntos, nós nos fortalecemos, e isso ajuda a enfrentar o mercado nos momentos difíceis. Por isso, acho muito positivo você expandir as experiências e compartilhar com os colegas, pois isso fortalece o grupo. Por isso, é bem bacana esta iniciativa”, concluiu.

Thiago Faraco aponta que a crise é a oportunidade de enxergar novos objetivos. “Está no nosso DNA estar preparado para este momento. Desde o início do ano, já vimos que o consumidor está voltando a comprar. Estamos preparados para fazer bons lançamentos e gerar empregos”, relata Faraco, que aprovou a oportunidade de compartilhar essa vivência com os estudantes.

“É muito bacana ver todo esse cuidado da Revide em promover este tipo de debate, porque é o nosso dever passar aquilo que estamos vivendo, um sentimento de otimismo, que muitas vezes não conseguimos fazer para todos. Independente de estarmos aqui com profissionais que competem uns com os outros, percebemos que temos um discurso alinhado, sem combinar nada. Dá para ver que a opinião é genuína”, finalizou.


Foto: Roberto Galhardo

Compartilhar: