Energia solar: uma alternativa de destaque

Energia solar: uma alternativa de destaque

Especialistas apontam que incentivos governamentais, leilões de energia e maior conscientização sobre os benefícios da energia solar têm impulsionado o crescimento deste mercado

A energia fotovoltaica é proveniente da conversão direta da luz solar em eletricidade e tem se estabelecido como uma solução energética promissora no Brasil. Com uma matriz energética historicamente marcada pela predominância de fontes hidrelétricas, o país tem buscado diversificar suas fontes de geração elétrica, sendo a energia solar uma alternativa de destaque. 

 

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um notável crescimento nesse setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade instalada de energia solar no país ultrapassou a marca de 22,4 gigawatts (GW) até o final de 2022. O crescimento tem sido impulsionado por incentivos governamentais, leilões de energia e uma maior conscientização sobre os benefícios ambientais e econômicos da energia solar. 


“O principal benefício da energia fotovoltaica em relação a outras fontes é, principalmente, você gerar sua própria energia. Esse conceito de você poder gerar de forma descentralizada é a principal disrupção do negócio. Além disso, o solar é extremamente sustentável e os ciclos são recicláveis ao fim do término da vida útil, que é de 30 anos, além de terem um custo menor que as outras fontes de geração”, explica José Renato, da Blue Sol. 

 

José Renato, da Blue Sol, diz que o principal benefício da energia solar é gerar a própria energia

 

De acordo com José Renato, as tecnologias de armazenamento estão evoluindo rápido, juntamente com a evolução do veículo elétrico, que usa uma bateria muito parecida com a dos sistemas de geração. Portanto, quanto mais são comercializadas ao redor do mundo, mais baratas ficam e, assim, mais acessíveis. Sendo assim, geram um ciclo virtuoso que dá mais acesso à utilização de armazenamento. 


Além disso, a redução dos custos dos painéis solares, inversores, sistemas de armazenamento e as linhas de crédito especiais tornam a energia solar viável para todos os setores da população. Hoje, tanto residências quanto empresas têm adotado sistemas fotovoltaicos como forma de economizar nas contas de energia e contribuir para a redução das emissões de carbono.

 

Evolução nas tecnologias de armazenamento


As tecnologias de armazenamento estão evoluindo para resolução dos desafios das intermitências associadas à geração de energia solar de forma rápida, assim como a mobilidade elétrica. Com isso, os grandes fabricantes de bateria começam a aparecer no mercado. “De acordo com a nova lei, você passa a pagar pela utilização da rede da concessionária, que, de certa forma, é justo, pois houve um investimento alto. Então se você produz e consome pouca energia, você não paga nada.”, afirma Júnior Furco, da Latin American Solar.

 


Júnior Furco, da Latin American Solar, explica que com a nova lei de energia solar, você passa a pagar pela utilização da rede da concessionária

 

Ser mulher no mercado solar


Assim como em outras áreas, o mercado de energia solar é predominantemente masculino. É incomum mulheres neste setor que, quando presentes, se deparam com questionamentos por não serem homens.

 

“Para termos sucesso, buscamos prestar um serviço de atendimento com excelência, do começo ao fim, desde montar uma proposta, subir ao telhado para a visita técnica, até acompanhar a instalação. Estamos sempre em constante aprendizado, para que possamos superar qualquer objeção ou insegurança por parte do cliente.”, apontam Laís Barboza e Giselle Rocha, sócias na Ecoplan Brasil Energia Solar Fotovoltaica. 

 


Laís Barboza e Giselle Rocha, sócias da Ecoplan


Foto: Revide

Compartilhar: