Ribeirão é o 14º melhor município brasileiro para se empreender, diz pesquisa
índice leva em consideração sete indicadores e destaca facilidade de se abrir negócios em Ribeirão

Ribeirão é o 14º melhor município brasileiro para se empreender, diz pesquisa

Município se destacou na infraestrutura e na facilidade de regularização de negócios

Ribeirão Preto ficou em 14º no Índice de Cidades Empreendedoras 2017 do Instituto Endeavor, que destacou a capacidade de infraestrutura do município em facilitar o acesso aos meios de locomoção, energia e conectividade. O objetivo do índice é ajudar governos e empreendedores a definir prioridades e melhorias no ambiente de negócios.

O índice avaliou 32 cidades de todas as regiões do Brasil em sete indicadores: mercado, que analisa o Produto Interno Bruto (PIB) e quantidade de empresas exportadoras; capital humano, que analisa a qualificação da mão de obra; infraestrutura, que leva em conta acesso aos meios de locomoção, conectividade e custo de energia elétrica; inovação, que analisa pesquisa; acesso a capital; ambiente regulatório, que avalia tempo de regulamentação e os tributos; e cultura empreendedora, que avalia a criatividade.

Infraestrutura foi o índice que Ribeirão Preto apareceu melhor ranqueado, na 5º posição, motivado pela facilidade de acesso ao aeroporto e pela qualidade das rodovias que cortam a região.

“Sorocaba, Ribeirão Preto, Londrina, Joinville e Caxias do Sul representam o sucesso das cidades médias em unir a qualidade de vida do interior às redes de conectividade das capitais. Essas cidades são, em geral, mais tranquilas que as grandes capitais, apresentando resultados muito satisfatórios de fluidez no trânsito. Ribeirão Preto, por exemplo, tem velocidade no horário de pico em 95% quando comparada à de outros horários, um número bem acima da média nacional (89%). Ainda, no caso dessas cidades, as taxas de homicídios também estão abaixo da média nacional. Todos esses fatores são primordiais na hora da decisão do empreendedor de se instalar ou não em determinado local. As cidades médias, além de terem apresentado anualmente um expressivo crescimento econômico, quando comparadas às grandes cidades, configuram uma ótima escolha para empreender”, destaca o relatório.

O município ainda se destacou no custo revertido dos impostos e na celeridade de se abrir um negócio. As cinco primeiras posições ficaram com a cidade de São Paulo, com índice 8,4, seguida por Florianópolis-SC (8,1), Vitória-ES (7,3), Curitiba-PR (7,1) e Joinville-SC (7).


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: