Inflação chega a 7% em Ribeirão Preto, aponta Acirp

Inflação chega a 7% em Ribeirão Preto, aponta Acirp

Em novembro, os produtos ficaram quase 0,4% mais caros na cidade

A inflação chegou a 7% em Ribeirão Preto em 2015, de acordo com a Associação Comercial e Industrial (Acirp). O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de 0,394% em novembro, principalmente devido aos reajustes dos combustíveis.

No mês passado, o litro do etanol ficou 13,62% mais caro, já o litro da gasolina aumentou 3,44% nos reajustes aplicados a partir do último dia 18. O valor atualizado do etanol e gasolina são R$ 2,79 e R$ 3,79 respectivamente.

O crescimento dos preços dos combustíveis implicaram diretamente na inflação dos produtos ligados ao setor de transportes, que ficaram 0,5% mais caros, mesmo com custo mais baixo dos veículos usados (-2%), e passagens aéreas (-9,6%), estes foram os itens que apresentaram maior deflação (-20% nos 11 meses de 2015) no ano no município.

Já a alimentação ficou 0,93% mais cara. Os alimentos básicos foram os que apresentaram maior reajuste. O valor do arroz ficou 3,62% mais alto, do açúcar 4%, o feijão 0,6%, a alimentação externa – em restaurantes, lanchonetes, bares – ficou 1,5% mais cara. Em compensação, a carne bovina teve o preço estável, e o frango ficou 1,7% mais em conta.

Os produtos monitorados, que são referentes ao setor de serviços - como profissionais liberais e trabalhos técnicos – ficaram 0,6% mais caros em novembro, com elevação de 16% nos preços cobrados ao longo de 2015.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: