Inflação de fevereiro ficou em 0,2% em Ribeirão Preto

Inflação de fevereiro ficou em 0,2% em Ribeirão Preto

IPC detectou elevação no preços dos automóveis novos e usados, mas deflação em produtos de papelaria

Promoções de começo de ano brecaram o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e a inflação desacelerou em fevereiro em Ribeirão Preto, segundo a Associação Comercial e Industrial (Acirp). Mesmo assim, o repasse de tributos aos consumidores fez a alta dos preços em fevereiro ser, em média, de 0,2%.

Com quedas de 26,4% no preço das passagens áreas, devido a promoções no período do carnaval, e de 1,04% nos produtos de papelaria e escritório, em detrimento à volta às aulas, o IPC registrou aumento bem menor do que o de janeiro (1,4%), e do segundo mês de 2015 (0,4%). Entretanto, a diferença não surpreende, já que fica no mesmo patamar do que de anos anteriores.

Outros segmentos que se destacaram por estarem mais baratos são os alimentos, como frango (-2,1%), tomate (-8,7%), e frutas (-0,4%), de produção sazonal, que, portanto, sofrem variação de acordo com o período do ano.

Em compensação, quem quis comprar um automóvel novo ou usado, teve que desembolsar um pouco mais, já que tanto os veículos 0Km (2,1%), quanto seminovos (2,8%) passaram por aumento, isso em virtude do repasse das revendedoras de impostos, como o IPVA, para o consumidor, ou reajustes nas montadoras, como a Volkswagen, que em fevereiro anunciou elevação de preços entre 0,6% e 1,9%, dependendo de cada modelo.

Além disso, outro produto que ficou mais caro foi o pão francês (1,2%), ainda em virtude da elevação do dólar, que influencia no preço de uma das principais matérias-primas, o trigo, que é importado.

Os produtos monitorados, que representam a prestação de serviços, como clínicas odontológicas, assessorias de comunicação, advogados, limpeza, entre outros, ficaram praticamente estáveis (0,04%), o que significa que não houve grandes reajustes, embora carreguem elevação acumulada de 15,3% nos últimos 12 meses.
 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

 

Compartilhar: