Ipem reprova 2 lotes de produtos de Páscoa em Ribeirão

Ipem reprova 2 lotes de produtos de Páscoa em Ribeirão

Operação especial apurou irregularidades no peso de bombons, colombas e ovos de chocolate

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou, nos dias 27 e 28 de março, exames nos laboratórios da capital, e em cidades do interior do estado de São Paulo, entre elas, Ribeirão Preto, para verificar se supermercados e lojas especializadas – de pequeno, médio e grande porte – estão comercializando de maneira adequada produtos voltados à Páscoa.

No total, a ação especial identificou irregularidades em 12 lotes (16%) de produtos típicos do período da Páscoa, entre eles, bombons, trufas, chocolates de formatos variados, colombas e ovos de chocolate.

No laboratório de Ribeirão Preto, foram 12 lotes verificados, sendo dois reprovados. Os locais onde os produtos foram com irregularidades foram encontrados não foram identificados pelo instituto.

Todos os produtos embalados - itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, informar o peso/volume do item. O consumidor pode utilizar as balanças disponibilizadas para realizar a conferência. O valor deve sempre ser maior que o conteúdo nominal descrito na embalagem, uma vez que o peso dela deve ser descontado.

Em 2016, essa mesma a ação especial identificou irregularidades em 13 (15%) dos 85 lotes de produtos típicos do período da Páscoa.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.


Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhar: