Limpeza e atendimento são prioridades na escolha de bares, aponta pesquisa da Abrasel

Limpeza e atendimento são prioridades na escolha de bares, aponta pesquisa da Abrasel

Pesquisa também mostrou que 93% dos frequentadores de bares e restaurantes optam por consumir suas refeições e bebidas no próprio estabelecimento

A mais abrangente pesquisa sobre hábitos alimentares dos brasileirosfora do lar revelou que, surpreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os fatores predominantes na decisão dos consumidores. Um levantamento conduzido pelo Sebrae em colaboração com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurante) apontou que a limpeza e higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os elementos mais influentes.


A pesquisa também demonstrou que 93% dos frequentadores de bares e restaurantes optam por consumir suas refeições e bebidas no próprio estabelecimento, sendo que 66,3% afirmam fazê-lo de duas a cinco vezes por mês. Ao serem questionados sobre as principais motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas opções, com destaque para a participação em celebrações ou festas (76,6%) e a oportunidade de socializar e se divertir com amigos (76,3%).


Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana, acredita que os resultados da pesquisa trarão valiosas contribuições para os empreendedores do setor e para os formuladores de políticas públicas. "Estamos atentos aos hábitos do nosso público e, com esses resultados, estamos confiantes de que poderemos aplicar ainda mais medidas de impacto decisivo na melhoria dos ambientes de negócio em nosso país", afirma Munhoz. A Abrasel Alta Mogiana, comprometida com a excelência no setor de alimentação fora do lar, vai além da representação e busca ativamente promover aprimoramento contínuo.

 

A associação orienta seus associados sobre a implementação e manutenção de um protocolo de atendimento impecável. Através de diretrizes claras e práticas, a Abrasel Alta Mogiana oferece suporte valioso aos estabelecimentos, visando garantir a satisfação dos clientes e a construção de uma experiência memorável em seus estabelecimentos.


Décio Lima, presidente do Sebrae, concorda que a pesquisa oferece orientações cruciais para os empreendedores atuantes no setor de alimentação fora do lar. "Trata-se de um dos segmentos mais relevantes para os pequenos negócios. Esses empreendedores desempenham um papel vital nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros urbanos, gerando emprego e renda. Além disso, compreendem que inovação e sustentabilidade são elementos essenciais para atrair aqueles em busca de momentos de lazer durante as refeições. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e qualificação de toda a equipe", comenta Lima.


Principais Resultados da Pesquisa:


Características Mais Importantes na Escolha de um Local para Refeições Fora de Casa:
- Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
- Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
- Ambiente do estabelecimento: 12,4%
- Comida gostosa: 10,3%
- Preço acessível: 7,2%


Hábitos de Consumo:
- No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa.
- Ao optar por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento.
-De forma geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: