Maioria quer 13º para fazer compras, aponta pesquisa do SPC Brasil
Maioria quer 13º para fazer compras, aponta pesquisa da SPC Brasil

Maioria quer 13º para fazer compras, aponta pesquisa do SPC Brasil

Estudo aponta que 52% dos brasileiros partirão para as compras com o recebimento do benefício; educador financeiro indica cautela

Mais da metade dos brasileiros que têm direito ao 13º salário utilizarão o benefício para realizar as compras de Natal, aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do País.

Ao todo, 52,9% dos entrevistados afirmam que partirão para as compras neste fim de ano com o recebimento do dinheiro extra. E destes 10,8% afirmam que pretendem gastar todo o valor.

Enquanto isso, 27% dos que não pretendem utilizar a renda extra com presentes têm a intenção de economizar ou investir (26,6%), além de quitar dívidas para organizar a vida financeira (26,4%) e pagar impostos de início de ano, como IPTU e IPVA (11,4%).

De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, é importante refletir sobre o uso racional do 13º salário, por mais que seja tentador ceder aos apelos de consumo durante o Natal e as comemorações de Ano Novo.

“Qual é a prioridade? Essa é a pergunta que a pessoa deve fazer. Quitar contas em atraso, por exemplo, deve vir antes de qualquer desejo de compra”, explica Vignoli. Para o educador, mesmo quem está com as despesas em dia precisa refletir sobre o melhor uso deste dinheiro extra.

“Poupar e aplicar parte dos recursos, por exemplo, são hábitos que fazem muita diferença, seja para realizar sonhos ou para uma aposentadoria mais confortável. Quem ainda assim decidir que o melhor é comprar presentes deve tomar algumas precauções, como optar pelo pagamento à vista, pesquisar preços e evitar ao máximo o endividamento”.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: