Mais de 70% dos consumidores participarão da Black Friday

Mais de 70% dos consumidores participarão da Black Friday

Dados de pesquisa mostram ainda que a intenção dos compradores é gastar até R$ 1 mil nesta sexta-feira, 27

Mesmo na crise econômica em que passa o Brasil, mais de 70% dos consumidores têm interesse em fazer compras na Black Friday 2015, que é a campanha de vendas que traz descontos de até 80% em produtos de todas as categorias, nesta sexta-feira, 27. Dados de levantamento feito pela Rebellion Digital, empresa especializada em e-commerce e marketing digital apontaram que 72% dos compradores irão participar das compras deste dia. O número é maior do que o do ano passado, quando 40% dos entrevistados já participaram da maratona de procura pelo preço melhor. 

O valor que os consumidores pretendem gastar também deve subir. Segundo a pesquisa, a quantia será de 32% maior em relação ao ano passado, quando o ticket médio das aquisições foi de R$ 532. Neste ano, o gasto será de até R$ 1 mil, valor duas vezes maior.

De acordo com o diretor de marketing da Rebellion Digital, Felipe Mendes, alguns aspectos da pesquisa podem ser explicados pelo momento econômico que o Brasil está passando. “Alguns consumidores deixaram de comprar ao longo do ano para esperar os descontos da Black Friday, tornando a aquisição mais racional e planejada com a busca de boas oportunidades”, comenta.

A pesquisa realizada pela Rebellion Digital teve como objetivo conhecer a opinião das pessoas para entender o cenário da Black Friday neste ano. No levantamento foi constatado que da meia noite desta sexta-feira, 27, à meia noite do sábado, 28, maior parte dos consumidores serão mulheres, com 55%. Com 39%, ficam os jovens de 18 a 28 anos. De 29 a 45 anos os dados subiram, ficando com 48%. Já de 46 a 60 anos a porcentagem é menor, com 13%. E, a maioria dos moradores da região sudeste do País estarão conectados à internet em busca de promoções nos produtos como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, tvs, roupas, calçados, livros, entre outros.

Felipe destaca que este ano aconteceram alterações nas categorias de produtos mais almejados com descontos na Black Friday. “Em 2014, os setores de interesse seguiam a ordem de: telefonia, eletrodomésticos, moda/acessórios, informática e eletrônicos. Já em 2015, a sequência foi modificada e as prioridades são: eletrônicos, eletrodomésticos, informática, moda/acessórios e viagens”, relata.

Com a campanha de promoções, 50% dos consumidores ficaram sabendo das ofertas por e-mail e pelas redes sociais, 23% serão por indicação de amigos e 17% pela televisão.

Fora do planejado

Outro dado levantado é que as pessoas também mostraram disposição em comprar além do planejado, caso encontrem boas ofertas durante a promoção. Segundo o estudo, apesar de alguns problemas ocorridos em 2014, 96% dos usuários relataram experiências positivas.

O infográfico da pesquisa está disponível no site da empresa 

Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: