Mercado de investimentos cresce na pandemia

Mercado de investimentos cresce na pandemia

Novo CFO da empresa de investimentos Blue3, Rodrigo Giacometti conta que o setor aumentou a captação de clientes durante a crise sanitária e que 2022 será um ano de muita atenção para o mercado

*Matéria publicada na edição 1089 da revista Revide.

Este último ano tem sido muito desafiador para os brasileiros. Entre os problemas enfrentados em 2021, os principais foram a continuação da pandemia, instabilidade econômica, inflação crescente, alta de preços e aumentos constantes da taxa Selic – taxa básica de juros da economia, o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação.

Apesar disso, uma área conseguiu crescer e aumentar a captação de clientes: o mercado de investimentos. É o que explica o novo CFO da Blue3, Rodrigo Giacometti. O profissional tem 13 anos de experiência em finanças, sendo sete anos no mercado financeiro e seis anos como CFO. Animado com o desafio de assumir a direção financeira da empresa de investimentos e evolução patrimonial, ele detalha que o setor tem ainda muito potencial de crescimento no país.

Para Giacometti, a Blue3 oferece um serviço completo em assessoria de investimentos e tem uma equipe de profissionais que ajuda os clientes a expandir e gerenciar o patrimônio da melhor forma. De acordo com o profissional, com a crise instaurada por conta da pandemia, ficou mais perceptível para quem deseja investir que o atual mercado exige uma assessoria sólida e profissional. Além disso, ele acredita que a crise ensinou que, em vez de encolher, temos que nos reinventar.

Para o próximo ano, Giacometti lembra que será um ano de muita atenção para o mercado financeiro no Brasil. “Os pontos que mais geram expectativas e merecem todo cuidado são: inflação, eleição, questão fiscal e investimentos no exterior. Será um ano desafiador, mas também de muitas oportunidades para quem estiver preparado”, afirma o novo CFO da Blue3.

O senhor acaba de assumir o cargo de CFO da Blue3. Quais são seus planos para a empresa nessa nova fase?

GIACOMETTI: Estou muito feliz em fazer parte da Blue3 e animado com as oportunidades e futuro que temos pela frente. O Wagner (Vieira) e Leone (Cabral) – sócios fundadores – formaram um excelente time e construíram uma empresa com pilares e valores muito sólidos e, junto com a nossa sócia XP, vamos construir os próximos capítulos da empresa. Meu plano principal é ajudar a Blue3 no movimento, iniciado em maio de 2021, para se tornar uma corretora.

Aguardamos para 2022 a liberação das licenças e autorização dos órgãos reguladores. Outra missão é apoiar a empresa na estruturação para um potencial IPO dentro dos próximos cinco anos – tanto sob a perspectiva de governança, quanto operacional-financeira. Estamos muito bem posicionados, somos a melhor assessoria da XP hoje e também temos a melhor estrutura de backoffice e de suporte a área comercial de todas as assessorias da XP.

Quais áreas deverão receber mais atenção e investimentos na empresa nesse primeiro momento para que essas metas sejam atingidas?

GIACOMETTI: Investiremos bastante na área comercial e de tecnologia com o objetivo de continuar crescendo os ativos sob custódia e a digitalização/automação de algumas rotinas para aumentar a produtividade e o acesso à informação para tomadas de decisão estratégica. Estou seguro de que estamos no caminho certo rumo ao sonho grande, para chegar em 2025 com 100 bilhões sob custódia e triplicar o número de agentes autônomos de investimentos.

O que a pandemia ensinou ao mercado de investimentos?

GIACOMETTI: Com a crise instaurada por conta da pandemia, ficou ainda mais perceptível para quem quer investir que o atual mercado exige uma assessoria sólida e profissional. A adaptação ao modelo virtual teve que ser rápida e o contato com os clientes foi intensificado. O atendimento personalizado e as mídias digitais foram fundamentais. Na Blue3, isso já fazia parte do modelo do negócio, o que propiciou que a empresa crescesse em meio à crise. Inclusive, durante a pandemia, nasceu a Blue3 Digital, como é chamada a unidade de negócio que capta clientes pelos canais da empresa na internet.

Portanto, o grande ensinamento é investir em boas práticas, em qualificação da equipe e, consequentemente, no apoio e orientação profissional aos clientes. Enfim, a crise ensinou que em vez de encolher, temos que nos reinventar, e andar para frente.

Leone Cabral, Rodrigo Giacometti e Wagner Vieira

Quais serão os desafios do mercado de investimentos para o próximo ano?

GIACOMETTI: Com certeza, 2022 é um ano de muita atenção para o mercado financeiro no Brasil. Os pontos que mais geram expectativas e merecem todo cuidado são: inflação, eleição, questão fiscal e investimentos no exterior. Será um ano desafiador, mas também de muitas oportunidades para quem estiver preparado.

O ano de 2021 foi marcado no Brasil por um clima de instabilidade da economia, crise hídrica, inflação crescente e aumentos constantes da taxa Selic. Isso influenciou na captação de clientes? Qual desses fatores mais preocupou o investidor brasileiro?

GIACOMETTI: Todos os fatores preocupam, mas acredito que a inflação é o que gera maior ansiedade no momento e o aumento da Selic é uma consequência disso. A captação de clientes não foi afetada, pelo contrário, aumentou. Acredito que, justamente por esta maior instabilidade, a captação tende a aumentar ainda mais porque tem muitas pessoas precisando de orientação profissional para passar por essas turbulências com o menor risco e sequelas possíveis.

No Brasil, muitas pessoas ainda têm medo de investir e acabam optando por produtos tradicionais, como a caderneta de poupança. O que fazer para conscientizar a população sobre a importância de fazer um planejamento de investimentos de acordo com seu perfil?

GIACOMETTI: As pessoas ainda têm medo por falta informação. O propósito da Blue3 é oferecer possibilidades aos clientes de gerenciar o capital da melhor forma, contribuindo, assim, para que as pessoas construam um legado que seja aproveitado em vida e para as próximas gerações. A empresa oferece um serviço completo em assessoria de investimentos e tem uma equipe de profissionais que ajuda os clientes a expandir e gerenciar o patrimônio da melhor forma.

Também proporciona conteúdos exclusivos sobre atualização de mercado e educação financeira. Ajudando as pessoas a investir melhor, estamos contribuindo para o futuro e podemos transformar vidas. É um setor que ainda tem muito potencial de crescimento no país. Queremos dialogar de forma mais direta com as pessoas que ainda destinam boa parte de seus investimentos aos produtos tradicionais dos bancos, oferecendo uma proposta diferente e que vá ao encontro de seus anseios. 


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: