Mesmo na crise, cresce o número de franquias em Ribeirão Preto
Mesmo na crise, cresce o número de franquias em Ribeirão Preto

Mesmo na crise, cresce o número de franquias em Ribeirão Preto

Aumentou em 4% a quantidade de redes de franquias instaladas no município; são mais de 600 estabelecimentos

Mesmo com a crise econômica que pegou com força o País em 2016, cresceu o número de franquias instaladas no município, na comparação com o ano de 2015. Foi registrada uma variação de 4% de acordo com o Desempenho do Franchising 2016, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ao todo, foram instaladas 28 novas unidades no município – de 588 para 616 franquias -, com um aumento de 12 novas redes que atuam em Ribeirão, saltando de 267 para 279. De acordo com a ABF, a maioria dos empreendimentos de franquia que atuam em Ribeirão é ligada ao setor da alimentação (33%), seguido por moda (16%), saúde, beleza e bem estar (15%), serviços educacionais (8%) e serviços automotivos (7%).

O fundador da rede de franquias Especialista do Lar que pretende se instalar em Ribeirão Preto em 2016, Luciano Lugli, acredita que a expansão, que se dará após a parceria com uma rede multinacional, pode fazer os vencimentos serem três vezes maiores em 2017. “A franquia é uma chance para quem quer abrir o próprio negócio, e já iniciará com um faturamento até três vezes maior do que o esperado para os primeiros meses de uma unidade”, comemora o empresário.

O município também apareceu como a 23ª melhor localidade do Brasil para a realização de negócios, segundo estudo da consultoria Urban Systems. Quem lidera é Barueri (SP), seguido por Brasília, Macaé (RJ), São Caetano do Sul (SP), Rio das Ostras (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC), São Paulo, Campinas (SP) e Palmas (TO).

O Estado de São Paulo é a região que mais concentra redes franqueadas com 53% delas, atrás do Rio de Janeiro com 11%, Paraná 8%, Minas Gerais  6%, Rio Grande do Sul 5%, segundo a ABF.  

No Brasil, o faturamento do franchising em 2016 foi de R$ 151 bilhões, ante R$ 139 bilhões em 2015 - um crescimento de 8,3%, enquanto o Produto Interno Bruto do País diminuiu 3%. A projeção para esse ano é de que as franquias cresçam de 7% a 9% neste ano.

Economia deve melhorar em 2017

De acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o Produto Interno Bruto (PIB) apontou que as riquezas de Ribeirão tendem a ter crescido 0,1% em 2016, o que indica melhora maior para este ano. Mesmo assim, as vendas em fevereiro no município diminuíram 2,4%, segundo o Sincovarp.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: