Mulheres já são metade do mercado em RP, mas ainda ganham menos do que os homens
Dos 222.877 postos de trabalho em Ribeirão Preto, 104.558 eram de mulheres em 2017

Mulheres já são metade do mercado em RP, mas ainda ganham menos do que os homens

Elas ocupam 47% das vagas de emprego com carteira assinada, mas ainda têm salário 12% menor

As mulheres já ocupam praticamente metade das vagas de trabalho com carteira assinada em Ribeirão Preto, segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Os dados da última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) mostram que 47% dos empregos formais são ocupados por elas na cidade. Dos 222.877 postos de trabalho em Ribeirão, 104.558 eram de mulheres em 2017.

“Estamos passando por um processo de mudança, uma evolução de comportamento, tanto das mulheres, que buscam seu espaço, como das empresas, que estão investindo na igualdade de gênero”, explica a economista Maria Angélica Luqueze.

Mas, também segundo o levantamento da RAIS, as mulheres de Ribeirão Preto ainda ganham 12% a menos do que os homens, com uma média salarial de R$ 2,6 mil, contra R$ 3 mil deles. “Nesse processo de evolução, as coisas vão se transformando a médio e longo prazo. Essa equiparação salarial ainda vai acontecer. As questões culturais demoram para se modificar, mas as mulheres vão conseguir essa igualdade”, completa Maria.

A economista ainda avalia que, o perfil do mercado local, focado em serviços e varejo, contribuiu para que a diferença salarial aqui não seja tão grande em relação à média nacional. Em todo o País, as mulheres recebem até 20% menos do que os homens. “As oportunidades são maiores em determinadas áreas, mas esse processo também está evoluindo e a mulher é protagonista em diversas áreas.”

Exemplo

Como Lívia Fernandes, que é diretora de operações na rede McDonald’s. Ela, que é responsável por 450 restaurantes e 15.000 colaboradores, começou na companhia com apenas 15 anos, como atendente. “Eu fui promovida à Gerente de Operações sete meses depois que minha segunda filha nasceu e um mês depois que voltei de licença. Era a oportunidade que eu mais queria na vida e precisei me organizar para dar conta destes dois momentos tão importantes ao mesmo tempo. E eu consegui. Ser mulher é poder tudo: trabalhar, ser mãe, viajar, liderar uma equipe. Somos extremamente competentes, fazemos bem feito e conseguimos resultados duradouros quando nos dedicamos”, conta.


Foto: Pixabay

Compartilhar: