No dia da MPE, Ribeirão Preto conta com quase 86 mil estabelecimentos

No dia da MPE, Ribeirão Preto conta com quase 86 mil estabelecimentos

O município é o quarto no Estado de SP com mais empresas abertas

São 85.896 micro e pequenas empresas (MPE) com status de aberta em Ribeirão Preto, de acordo com o Empresômetro, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O número representa um crescimento de 8,2% apenas nos nove primeiro meses de 2015.

De acordo com o Empresômetro, Ribeirão Preto ganhou mais de 50 mil empresas desde 2007, quando o número começou a ser disponibilizado pela internet. Eram 34.347 empresas naquele ano para 85,896 até esta segunda-feira, 5, data em que se comemora o Dia da Micro e Pequeno Empresa.

Do total de empresas abertas, cerca de 7 mil empresas estão inativas, porém, o município ainda é o quarto de São Paulo que mais conta com empreendedores, atrás apenas das três maiores cidades do estado – Capital (1,3 milhões de MPEs ativas), Campinas (116,3 mil) e Guarulhos (97,7 mil).

Das empresas abertas na cidade, quase 35 mil são destinadas ao comércio, outras 7,2 mil empresas são lanchonetes e restaurantes, 5,9 mil estão no ramo da construção civil, e 12 mil estão ligadas ao setor de serviços.

Neste ano, também foram fechadas 2.161 empresas em Ribeirão Preto, são duas vezes e meia a mais do que todo o ano de 2014, quando 834 empresas deixaram de funcionar.

Em entrevista ao Portal Revide, o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, afirmou que agora é o momento de os pequenos estabelecimentos, como o comércio de bairro, descobrirem quais são os atrativos que podem oferecer aos clientes e quais os produtos adequados que podem ser oferecidos a eles.

Enio ainda destacou que além dos preços mais baixos, o pequeno empreendedor tem que buscar comodidade para o cliente se adequando ao perfil dele.

Mais de 400 mil empresas foram fechadas em 2015

Ribeirão ainda demonstra recessão no número de empresas menor do que em todo o País. Só este ano foram encerradas 407 mil empresas, em todo 2014 foram 119 mil. No Estado, 115,5 mil empresas deixaram as atividades este ano, quase três vezes mais do que no ano passado.

Também é semelhante o percentual de micros e pequenas empresas no conjunto da iniciativa privada, sempre com pouco mais de 90% para as menores e menos de 10% para os grandes conglomerados.

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: