Número de famílias endividadas cai em outubro, diz CNC

Número de famílias endividadas cai em outubro, diz CNC

Em Ribeirão Preto, três a cada dez moradores estão com dívidas, segundo a Serasa

O percentual de famílias endividadas no país caiu de 67,2% em setembro para 66,5% em outubro deste ano, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar disso, a parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, continua acima do observado em outubro do ano passado (64,7%).

O percentual de inadimplentes, isto é, de pessoas com dívidas ou contas em atraso, em outubro deste ano (26,1%) ficou abaixo do observado em setembro (26,5%), mas acima do registrado em outubro de 2019 (24,9%).

O mesmo ocorreu com as famílias que não terão condições de pagar suas contas (11,9% em outubro deste ano), que ficou abaixo dos 12% de setembro, mas acima dos 10,1% de outubro do ano passado.

Em outubro deste ano, entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, o percentual de endividamento chega a 68%, a inadimplência atinge 29,4% das famílias. Nessa faixa de renda, a parcela de pessoas que não terão condições de pagar suas dívidas chegou a 13,7%.

Já na renda acima de dez salários mínimos, os percentuais são: endividados (59,4%), inadimplentes (11,8%) e sem condições de pagar as contas (4,7%).

A maior parte das dívidas das famílias brasileiras é relacionada ao cartão de crédito (78,9%), seguida pelos carnês (15,5%) e financiamento de carro (9,5%). Em média, as famílias brasileiras comprometem 30% de sua renda com dívidas.

Em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto tem 259.972 inadimplentes inscritos no sistema da Serasa, segundo o último levantamento do órgão, feito em setembro. O número representa 36,52% da população da cidade, segundo a estimativa do IBGE, de 711.825 habitantes em 2020.

Apesar do alto índice de inadimplência –acima do registrado no Brasil, de 29,63% e no Estado de São Paulo, de 32,4%– Ribeirão Preto registrou, mesmo durante a pandemia, uma leve queda no total de consumidores com dívidas, inscritos no Serasa. Em dezembro, eram 262.239 inadimplentes, 0,8% a mais do registrado do mês passado. 

Feirão

Até o dia 30 de novembro, a Serasa promove o feirão Limpa Nome. Segundo o órgão, os descontos para pagamento das dívidas serão os mais maiores já oferecidos – de até 99%, com mais de 50 empresas parceiras dos mais diversos segmentos: Itaú, Banco do Brasil, Recovery, Claro, Santander, Vivo, Casas Bahia, Ponto Frio, Renner, Riachuelo, Pernambucanas, Avon, Bradesco, Carrefour, Porto Seguro, Ativos, Oi, Itapeva, Anhanguera, Sky, Credsystem, Banco BMG, Digio, Zema, Crefisa, Ipanema, Unopar, Hoepers, Tricard, Tribanco, Di Santinni, Calcard, Confiança, Algar, Unic, Fama, Pitágoras, Sorocard, Uniderp, Unime, Hipercard, Conect Car, Elmo, Tenda, Energisa, Cetelem, Havan, Quatro Estações, CPFL, RGE, PagBank, Light, Nosso Lar, Novo Mundo, Koerich, Kredili, Mundial Mix e Cemig.

Esta edição do feirão poderá beneficiar até 64 milhões de consumidores do país, que poderão renegociar suas dívidas sem sair de casa até o dia 30 de novembro, por meio dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, Whatsapp e aplicativo, e a novidade: renegociação nas mais de 7.000 agências dos Correios em todo o Brasil.

Outra grande atratividade deste feirão, é o Serasa Turbo, funcionalidade que permite aumentar o Serasa Score na hora, ofertando assim melhores condições de crédito para os consumidores de todo o país. "Sabemos da importância do nome limpo para que as pessoas tenham mais chance de conseguir crédito, e assim, recomecem sua vida. O ano foi muito difícil devido a pandemia, mas já vemos sinais de retomada, por isso, esse ano, junto aos mais de 50 parceiros do Serasa Limpa Nome, entendemos a responsabilidade de ampliarmos e criarmos o maior Feirão de todos os tempos" afirma Giresse Contini, diretor de marketing e canais digitais da Serasa.

Serviço

FEIRÃO SERASA LIMPA NOME ON-LINE

Quando: 03 a 30 de novembro

- Site www.feiraolimpanome.com.br

- App google play | app store

- Whatsapp 11 99575-2096

- Nas mais de 7 mil agências dos Correios


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: