Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças
O valor médio das compras deve variar de R$ 125 a R$ 200

Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças

Levantamento da Acirp aponta que quase metade dos comerciantes tem expectativa de aumento nas vendas

Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas para o Dia das Crianças, como mostra um levantamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp).


De acordo com os dados, 47,8% dos empresários estão confiantes ou muito confiantes que as vendas para a data serão superiores às do ano passado. O valor médio das compras deve variar de R$ 125 a R$ 200.


A expectativa positiva se reflete na preparação das 374 empresas da cidade que devem ser beneficiadas pelas compras de presentes, das quais 230 são do segmento de comércio de brinquedos e artigos recreativos (61,5%) e outras 144 atuam na venda de livros (38,5%).


Os lojistas também estão empenhados em atrair os consumidores, como mostra a pesquisa: mais da metade dos empresários (56,5%) planeja realizar promoções para impulsionar o movimento e conquistar os clientes.


“O Dia das Crianças é uma data de grande relevância para o comércio, pois além de movimentar o setor com boas oportunidades de vendas, serve como um termômetro para as festividades de fim de ano, que já se aproximam”, destaca Sandra Brandani Picinato, presidente da Acirp.


Integração digital e canais de venda


O levantamento da Acirp aponta ainda que, embora 78,3% das vendas sejam feitas em lojas físicas, 83,33% desses empresários também atenderão os clientes por meio de canais digitais, como WhatsApp e Instagram.


Isso demonstra a adaptação do comércio local ao comportamento multicanal dos consumidores, proporcionando mais conveniência e ampliando o alcance das ofertas para além do ponto de venda tradicional.


“Para garantir bons resultados, é fundamental que os empresários invistam na experiência de compra e aproveitem ao máximo as possibilidades de interação digital. Pensar em formas de fidelização, como descontos nas próximas compras, pode ajudar a fortalecer a relação com o consumidor e atrair um público mais fiel. Brindes, combos promocionais e vitrines chamativas também são estratégias que impactam positivamente a decisão de compra”, explica a analista do IEMB-Acirp, Livia Piola.


A entidade sugere que os estabelecimentos também ampliem o horário de funcionamento para atender um número maior de clientes e diversifiquem as formas de pagamento para facilitar o processo de compra. “Além disso, investir em divulgação e comercialização pelas redes sociais pode ser decisivo para captar a atenção de quem busca praticidade e informação rápida antes de definir o presente ideal”, sugere a analista do IEMB-Acirp.

 


Foto: divulgação

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