Otimismo para o final do ano

Otimismo para o final do ano

Empresários e economistas avaliam cenário econômico; realização da Copa do Mundo é um dos fatores que impulsiona ainda mais o setor comercial no período de festas

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo da FIFA acontece no final do ano, com início no dia 20 de novembro. O maior evento do futebol se junta à tradicional promoção Black Friday e às datas comemorativas: Natal e o Réveillon.

 

Esse período é, normalmente, um momento de grande movimento para o setor comercial, mas, o caráter atípico deste ano promete trazer um otimismo ainda maior para o segmento. Depois de quase três anos de vendas comprometidas devido à pandemia da Covid-19, junto com a indecisão política do período eleitoral e alguns impactos relacionados à Guerra da Ucrânia, o fim de 2022 traz uma nova perspectiva para empresários ribeirãopretanos.

 

“A expectativa é de uma maior movimentação do comércio e serviços em relação aos outros anos, visto que teremos um Natal na sequência de uma Copa do Mundo e Black Friday. Essa sequência irá permitir uma maior diversificação dos produtos vendidos, com destaque para a venda de artigos esportivos e aqueles que já são conhecidos pela alta demanda nessa época, como os eletrônicos, roupas, calçados, eletrodomésticos, alimentos e bebidas”, afirma Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).

 


Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam uma previsão de crescimento de 7,9% nas vendas do comércio para a Copa do Qatar, comparado ao registrado durante o mundial de 2018, na Rússia.

O setor de bares e restaurantes também vê, nesse cenário, uma oportunidade de crescimento. “Este ano foi de muita instabilidade. Agora, entre a Copa do Mundo, Natal e Ano Novo, temos um potencial de alto público”, afirma José Adilson Ragassi, proprietário do restaurante Maria Pimenta, no Novo Mercadão. A paixão pelo futebol, nutrida por grande parte dos brasileiros, e a expectativa de, finalmente, conquistar o hexa, aumentam a empolgação para o evento.

 

“A Copa do Mundo, sem dúvida, vai alavancar os bares e restaurantes. O fato desse evento ser no fim do ano proporciona uma experiência nova. A final dos jogos acontece uma semana antes do Natal”, ressalta o empresário à frente do Una Empório e Gastronomia, Osvaldo Silva do Amaral Júnior.

 


Os canais digitais, como o e-commerce e as lives, também prometem contribuir para impulsionar as vendas neste final de ano. “Estamos otimistas porque, em novembro, temos uma estratégia de Beauty Week, que coincidirá com a Copa do Mundo. Outro ponto forte é a multicanalidade, que vem se consolidando e faz com que a venda seja realizada através dos canais digitais. As lives commerces, que acontecem ao vivo pelas redes sociais, também são uma estratégia muito interessante para esse período, tanto para as lojas quanto para os canais de vendas direta”, salienta Flávia Borges, empresária e franqueada do Boticário.

 

Contratações


O otimismo do comércio com o final do ano se reflete na movimentação do mercado de trabalho, com um aumento nas contratações de funcionários tanto temporários, quanto efetivos. “Baseando-se nos anos anteriores, é esperado um aumento no número de contratações e no saldo de emprego no fim de 2022 a taxas mais altas do que aquelas registradas em 2020 e em 2021, visto a ocorrência de eventos como Copa do Mundo, Black Friday e Natal”, destaca Carlos.

 


Segundo uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com empresários da região de Ribeirão Preto, Alta Mogiana, cerca de 64% pretendem contratar funcionários até o fim de 2022. Entre essas empresas, apenas 1% dos entrevistados relataram que possuem a intenção de realizar demissões nesse período.

 

“Acredito que esse cenário seja melhor até que o período pré-pandemia. Em Ribeirão Preto é cultural ir a bares e a restaurantes. Então, nessa área, nossa perspectiva é muito grande, com contratação a mil. Apenas uma pequena minoria que não vai contratar e acredito que essa visão pode mudar, porque a Copa atrai até quem não gosta de futebol. O futebol é o Brasil”, afirma Renato Munhoz, presidente-executivo da Abrasel na Alta Mogiana.

 

Dificuldades


Mesmo com a boa perspectiva, há certos fatores que ainda incomodam os empresários. A dificuldade em encontrar funcionários qualificados para o trabalho é um fator que impede a contratação, mesmo havendo tantas pessoas em busca de emprego. A pesquisa da Abrasel aponta, ainda, que cerca de 99% dos entrevistadores não conseguem encontrar pessoas qualificadas para exercer os serviços necessários.

 

“Hoje, a mão de obra no ramo de bares e restaurantes é muito escassa. Temos que contratar e ensinar os funcionários”, comenta Adilson. Além da falta de qualificação, outro ponto que tem atrapalhado a efetivação das contratações por parte das empresas é a falta de compromisso de alguns funcionários com o serviço e os horários de atuação. “As pessoas muitas vezes precisam do trabalho, tem essa necessidade, no entanto, elas não conseguem se comprometer”, completa Osvaldo. 


Foto: Revide

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