Outubro foi o melhor mês do ano para a abertura de novas empresas em Ribeirão
Desde o início do ano, foram abertas 15.072 empresas em Ribeirão Preto

Outubro foi o melhor mês do ano para a abertura de novas empresas em Ribeirão

Segundo dados do Governo Federal, o saldo de empresas abertas na cidade ficou em 1.400

Ribeirão Preto fechou o mês de outubro com um saldo de 1.400 novas empresas abertas, o melhor resultado do ano. Os dados são do Ministério da Economia. Ao todo, foram 1.914 registros de novas empresas, por outro lado, foram 514 inscrições encerradas no mês.

Desse total de novas empresas, 1.442 foram abertas como inscrições de Microempreendedor Individual (MEI) e 407 registradas como Sociedade Limitada.

Desde o início do ano, foram abertas 15.072 empresas em Ribeirão Preto, segundo a ferramenta, e extintas 4.828, um saldo de 10.190 novos negócios. Em todo o ano de 2019, foram abertas 17.727 empresas e fechadas 6.518, um saldo de 11.209, quase mesmo patamar do registrado em dez meses de 2019.

Apesar dos bons resultados, a pandemia do novo coronavírus impactou na abertura de novos negócios, que teve o pior saldo em abril no município, primeiro mês completo em estado de calamidade pública. O saldo ficou em 526 novos negócios em abril.  Mas, a tendência começou a se reverter logo no mês seguinte. Um levantamento feito pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), com dados do escritório da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), e divulgado em setembro, já mostrava esse movimento de recuperação. 

No primeiro trimestre do ano, revelou a Acirp, o saldo de empresas abertas -obtido sobre os pedidos de abertura de empresas na cidade, subtraindo o número de pedidos de fechamento de negócios- foi de 961 empresas. Já no segundo trimestre, sob o impacto das medidas de isolamento da quarentena, esse saldo ficou em 520, uma redução de 45,89% no ritmo de novos negócios. Já no terceiro trimestre do ano, com os dados preliminares até o dia 15 de setembro, o saldo voltou ao patamar pré-pandemia e já está em 904 empresas. 

Brasil

O Brasil teve saldo positivo de 231.253 novos negócio no mês de outubro, quando foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas. 

De acordo com o Ministério da Economia, entre as unidades da federação com maior aumento percentual em relação ao registro de novas empresas, o Amapá foi o que mais cresceu. Em outubro, foram abertos 755 novos empreendimentos no estado, 15,62% de crescimento se comparado com setembro. Destacam-se, também, Mato Grosso (5,13%) e Rondônia (3,71%).

“Por outro lado, Tocantins registrou a maior variação em relação ao número de empresas fechadas. Em outubro, 601 negócios foram finalizados no estado, o que representa um aumento de 19,48% em relação ao mês anterior”, informou o Ministério da Economia.

A atividade econômica com maior crescimento em outubro foi o comércio varejista de bebidas, que teve aumento de 4,81% no registro de novos negócios, na comparação com o mês anterior. Transporte rodoviários de cargas cresceu 4,77% e promoção de vendas, 3,26%.

Para o Ministério da Economia, os números são mais uma evidência da retomada da atividade econômica, após os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, e do impacto das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios, bem como de transformação digital, implementados pelo governo.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: