Para gerente do Sebrae, crise mostra “oportunidade de empreender”

Para gerente do Sebrae, crise mostra “oportunidade de empreender”

Responsável pelo Atendimento Individual do órgão afirma que os micro e pequenos empresários precisam encontrar os atrativos que podem oferecer aos clientes

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está promovendo o Movimento Compre do Pequeno Negócio, com o intuito de mostrar aos empresários que a crise econômica que o País vem passando é uma oportunidade para empreender e melhorar a empresa, além de passar para os consumidores que a decisão pela compra de produtos e serviços de micro e pequenas empresas fortalece a economia nacional, já que este setor é responsável por mais da metade dos empregos gerados com carteira assinada no Brasil.

São aproximadamente 17 milhões de brasileiros empregados registrados em micro e pequenas empresas. De acordo com o Sebrae, apenas no primeiro semestre de 2015 foram abertas 116,5 mil vagas nos empreendimentos ligados ao comércio e serviço, enquanto nas grandes empresas houveram quase 500 mil demissões.

O gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, afirma que agora é o momento de os pequenos estabelecimentos, como o comércio de bairro, descobrirem quais são os atrativos que podem oferecer aos clientes e quais os produtos adequados que podem ser oferecidos a eles, assim poderão disputar espaço com grandes redes e os shopping centers.

“Geralmente, o maior diferencial do ‘comércio de bairro’ é a proximidade. O cliente do ‘comércio de bairro’ não está necessariamente procurando o menor preço, mas a comodidade, a conveniência. Desse modo, esses estabelecimentos devem explorar suas potenciais vantagens competitivas, como conhecer melhor os clientes e suas necessidades, oferecer os produtos adequados ao perfil dos clientes, manter um horário de funcionamento de acordo com as conveniências dos clientes, dispor de serviços de entrega domiciliar na vizinhança”, diz. Além disso, Enio destaca que oferecer serviços de pagamento de contas e ações de fidelização são caminhos que podem ser explorados.

O gerente afirma que, independente do cenário econômico do País, os empreendedores sempre vão encontrar dificuldades, portanto, o planejamento é a entrada para o mundo dos negócios. “Em épocas de grandes crises surgiram grandes empreendedores. Em qualquer tempo é possível identificar oportunidades concretas de empreender. A crise existe da porta para fora para todo mundo. O que vai dar mais chance de crescimento de um novo negócio não é a época em que ele foi criado, ou mesmo a área de atuação, e sim o planejamento envolvido antes da abertura da empresa”, afirma Enio.

O representante do Sebrae aponta que essas empresas têm que aprender a se renovar sem perder a essência, abrindo um canal de comunicação com os clientes e praticando preços compatíveis com o mercado.

“O diferencial é trabalhar duas importantes estratégias: com o marketing de relacionamento, para gerar diferenciais para os clientes, e com o marketing interno, a fim de compartilhar com os funcionários os valores da empresa e difundir uma cultura orientada para o cliente”, afirma Enio, que acredita que a conveniência é um fator de diferenciação e por isso o empresário tem de estar atento aprender a usar a tecnologia a favor do negócio.

“É importante destacar que o setor de Serviços é o grande impulsionador da competitividade do setor indústrias, portanto, pequenos negócios que fornecem serviços para a indústria devem atentar para desenvolver novas soluções que possam impactar positivamente na produtividade desses negócios. Datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Carnaval são oportunidades para aumentar seu faturamento a partir do oferecimento de um novo serviço”, explica, e emenda que as parcerias também podem gerar bons retornos.

Concorrência da internet

Nesta comunicação entre empresa e cliente, a internet é um caminho que a empresa precisa seguir, mesmo quando a rede mundial de computadores pode ser tornar um adversário na disputa pelo espaço no mercado.

“O pequeno empresário encontra mais oportunidades de se destacar no meio eletrônico quando atua em nicho, mas como todo negócio, é preciso planejamento e atenção para a logística de entrega e o marketing para consolidação da marca e atração de consumidores no mundo virtual”, define Enio, que aposta na cautela e inovação para se apresentar de maneira competitiva no mercado.

“Inovar é estratégico como diferencial competitivo e não significa, necessariamente, incorporar tecnologias inéditas ou promover grandes investimentos para a sua implementação. A dica é se manter muito enxuto e com um mix de produtos muito adequados para esse momento, ou seja, artigos essenciais, não supérfluos”, completa.

Informação.: Na edição 780 da Revista Revide, foi anunciada que a entrevista seria com o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto. No entanto, Barretto teve problemas com a agenda pessoal e pediu para que o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, falasse com a reportagem, porém o fechamento da revista foi anterior à mudança solicitada pela assessoria de imprensa do Sebrae.

Revide Online
Leonardo Santos
Foto: Bernardo Rebello/Secretaria de Micro e Pequenas Empresa e Rodrigo Lorenzzon/Agência Sebrae

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