Páscoa de 2023 deve marcar retomada do setor em Ribeirão Preto após pandemia

Páscoa de 2023 deve marcar retomada do setor em Ribeirão Preto após pandemia

Admissões no período de Páscoa nos setores relacionados à produção e comercialização de chocolates, ovos e outros doces cresceu 9% em relação a 2022

A expectativa do mercado para Páscoa 2023 em Ribeirão Preto é de aumento nas vendas. O Instituto de Economia Maurílio Biagi, departamento da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), toma como base para essa análise a evolução do saldo de empregos no setor, que é considerada um bom termômetro para aferir a temperatura do mercado.

 

O número de admissões no período de Páscoa nos setores relacionados à produção e comercialização de chocolates, ovos e outros doces cresceu em média 19% entre 2013 e 2022. Para 2023, prevê-se 31 novas vagas nesses setores, o que representa um aumento de 9% em relação a 2022.

 

 “O saldo de empregos durante a Páscoa, aliás, vem sendo positivo desde 2017, com exceção do ano de 2020, quando tivemos a pandemia”, ressalta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.

 

E o aquecimento do mercado já é sentindo por quem produz os doces, em larga e pequena escala.  Elaine Cristina Tamanini, dona da "Arte em Bolos", passa boa parte do ano com a produção voltada para a confecção de bolos de pote, porém, é durante a Páscoa que as vendas atingem outro patamar. A produção artesanal dos doces é voltada para os ovos de chocolate.

 

"Normalmente vendemos três vezes mais do que o normal e é uma boa data para conseguirmos clientes novos", comenta a microempresária.  "Minha produção de ovos eu mesmo faço, começo a produzir as cascar de chocolate 20 dias antes. Nos outros anos sempre tive uma pessoa que me ajuda, além do meu filho. Esse ano foi somente eu e meu filho", comenta.

 

Apesar das dificuldades de se empreender, Elaine ressalta o esmero da produção artesanal. "Não sirvo para o meu cliente o que não gostaria que servissem para mim. Tudo feito com muito cuidado e amor", acrescenta. Há cinco anos no ramo da confeitaria, Elaine busca um espaço para inaugurar uma loja física em Ribeirão Preto.

 


As vendas da microempresária Elaine Cristina Tamanini triplicam durante o período de Páscoa

 

Em uma escala um pouco maior, já com loja física, a empresária Rebecca Figueiredo Nazar, sócia fundadora da The Butters Confeitaria & Café Casual também dedica um empenho especial na época da Páscoa. A ideia foi unir o que já fazia sucesso no estabelecimento com a demanda da época.

 

"O carro chefe da The Butters são nossos cookies. Unimos a ideia de um ovo com alguma característica dos cookies e dos recheios que trabalhamos hoje em dia. Por isso desenvolvemos o Ovo trufado coberto com farofinha de cookie por toda a casca", explica.

 

"Para as docerias e confeitarias é uma oportunidade de alavancar as vendas com as inovações dos produtos temáticos. A busca por doces, lembrancinhas para presentear também é alta, não somente dos ovos de páscoa", acrescenta Rebecca sobre a expectativa de negócios. A empreendedora também tem como meta a ampliação do seu negócio. "Futuramente pretendemos ampliar nosso leque de produtos e também uma possível segunda loja para Ribeirão", conclui.

 

A Acirp recomenda que os empresários locais aproveitem o otimismo da temporada para oferecer promoções e descontos especiais em itens associados a páscoa.

 

“Focar em decorar sua loja de forma atrativa aos compradores também é importante, independentemente do setor que o negócio esteja inserido, pois é uma data que faz parte da cultura. Diferenciar os produtos com novas linhas, personalizações e combos, adaptar temporariamente a identidade visual nas redes sociais são diferenciais no processo de venda.  E, caso esteja no e-commerce, buscar alternativas de fretes mais baratos e rápidos”, ressalta Ferreira.

 


A empresária Rebecca Figueiredo Nazar mescla o carro chefe da sua confeitaria, que são os cookies, com os ovos de páscoa

 

Páscoa em números

 

Segundo um estudo da Neogrid, empresa de softwares que atende empresas varejista, o preço médio do ovo de páscoa deve girar em torno de R$63 a unidade. Apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$100 em Ovos de Páscoa e 52% dos participantes pretendiam investir entre R$11 e R$39 nesses produtos.

 

De acordo com um levantamento da Acirp, Ribeirão Preto dispõe de 177 empresas ligadas a produtos de Páscoa, além de 171 supermercados, totalizando 348 estabelecimentos que vendem itens referentes à data.

 

São 34 fabricantes de derivados de cacau e chocolate, 142 varejistas de bombons e similares e um atacadista de chocolates, confeitos e afins. De 2013 a 2022, o número de admissões no setor cresceu em média 19% e este ano deve apresentar um aumento de 9% em relação ao ano passado.  

 

O saldo de empregos do setor em 2023 tem sido positivo e o maior apresentado nos últimos cinco anos, mostrando que os lojistas tem voltado a gerar oportunidades. Seguindo a tendência dos últimos dois anos, a expectativa do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp é de alta nas vendas dos produtos de Páscoa.

 


Foto: Freepik

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