Páscoa de 2023 deve marcar retomada do setor em Ribeirão Preto após pandemia
Admissões no período de Páscoa nos setores relacionados à produção e comercialização de chocolates, ovos e outros doces cresceu 9% em relação a 2022
A expectativa do mercado para Páscoa 2023 em Ribeirão Preto é de aumento nas vendas. O Instituto de Economia Maurílio Biagi, departamento da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), toma como base para essa análise a evolução do saldo de empregos no setor, que é considerada um bom termômetro para aferir a temperatura do mercado.
O número de admissões no período de Páscoa nos setores relacionados à produção e comercialização de chocolates, ovos e outros doces cresceu em média 19% entre 2013 e 2022. Para 2023, prevê-se 31 novas vagas nesses setores, o que representa um aumento de 9% em relação a 2022.
“O saldo de empregos durante a Páscoa, aliás, vem sendo positivo desde 2017, com exceção do ano de 2020, quando tivemos a pandemia”, ressalta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp.
E o aquecimento do mercado já é sentindo por quem produz os doces, em larga e pequena escala. Elaine Cristina Tamanini, dona da "Arte em Bolos", passa boa parte do ano com a produção voltada para a confecção de bolos de pote, porém, é durante a Páscoa que as vendas atingem outro patamar. A produção artesanal dos doces é voltada para os ovos de chocolate.
"Normalmente vendemos três vezes mais do que o normal e é uma boa data para conseguirmos clientes novos", comenta a microempresária. "Minha produção de ovos eu mesmo faço, começo a produzir as cascar de chocolate 20 dias antes. Nos outros anos sempre tive uma pessoa que me ajuda, além do meu filho. Esse ano foi somente eu e meu filho", comenta.
Apesar das dificuldades de se empreender, Elaine ressalta o esmero da produção artesanal. "Não sirvo para o meu cliente o que não gostaria que servissem para mim. Tudo feito com muito cuidado e amor", acrescenta. Há cinco anos no ramo da confeitaria, Elaine busca um espaço para inaugurar uma loja física em Ribeirão Preto.
As vendas da microempresária Elaine Cristina Tamanini triplicam durante o período de Páscoa
Em uma escala um pouco maior, já com loja física, a empresária Rebecca Figueiredo Nazar, sócia fundadora da The Butters Confeitaria & Café Casual também dedica um empenho especial na época da Páscoa. A ideia foi unir o que já fazia sucesso no estabelecimento com a demanda da época.
"O carro chefe da The Butters são nossos cookies. Unimos a ideia de um ovo com alguma característica dos cookies e dos recheios que trabalhamos hoje em dia. Por isso desenvolvemos o Ovo trufado coberto com farofinha de cookie por toda a casca", explica.
"Para as docerias e confeitarias é uma oportunidade de alavancar as vendas com as inovações dos produtos temáticos. A busca por doces, lembrancinhas para presentear também é alta, não somente dos ovos de páscoa", acrescenta Rebecca sobre a expectativa de negócios. A empreendedora também tem como meta a ampliação do seu negócio. "Futuramente pretendemos ampliar nosso leque de produtos e também uma possível segunda loja para Ribeirão", conclui.
A Acirp recomenda que os empresários locais aproveitem o otimismo da temporada para oferecer promoções e descontos especiais em itens associados a páscoa.
“Focar em decorar sua loja de forma atrativa aos compradores também é importante, independentemente do setor que o negócio esteja inserido, pois é uma data que faz parte da cultura. Diferenciar os produtos com novas linhas, personalizações e combos, adaptar temporariamente a identidade visual nas redes sociais são diferenciais no processo de venda. E, caso esteja no e-commerce, buscar alternativas de fretes mais baratos e rápidos”, ressalta Ferreira.
A empresária Rebecca Figueiredo Nazar mescla o carro chefe da sua confeitaria, que são os cookies, com os ovos de páscoa
Páscoa em números
Segundo um estudo da Neogrid, empresa de softwares que atende empresas varejista, o preço médio do ovo de páscoa deve girar em torno de R$63 a unidade. Apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$100 em Ovos de Páscoa e 52% dos participantes pretendiam investir entre R$11 e R$39 nesses produtos.
De acordo com um levantamento da Acirp, Ribeirão Preto dispõe de 177 empresas ligadas a produtos de Páscoa, além de 171 supermercados, totalizando 348 estabelecimentos que vendem itens referentes à data.
São 34 fabricantes de derivados de cacau e chocolate, 142 varejistas de bombons e similares e um atacadista de chocolates, confeitos e afins. De 2013 a 2022, o número de admissões no setor cresceu em média 19% e este ano deve apresentar um aumento de 9% em relação ao ano passado.
O saldo de empregos do setor em 2023 tem sido positivo e o maior apresentado nos últimos cinco anos, mostrando que os lojistas tem voltado a gerar oportunidades. Seguindo a tendência dos últimos dois anos, a expectativa do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp é de alta nas vendas dos produtos de Páscoa.
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