Pelo segundo mês seguido, custo de vida em Ribeirão fica mais barato
Pelo segundo mês seguido, custo de vida em Ribeirão fica mais barato

Pelo segundo mês seguido, custo de vida em Ribeirão fica mais barato

Apontando queda no feijão e no leite, IPC da Acirp registra deflação de 0,17% em outubro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente ao mês de outubro de Ribeirão Preto foi de deflação de 0,170%, a segunda consecutiva no município, apontou a Associação Comercial e Industrial (Acirp). Um dos principais motivos para o barateamento do custo de vida dos ribeirãopretanos foi a queda nos preços dos alimentos essenciais.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 30, aponta queda de 0,6% nos preços dos alimentos em outubro, em razão da diminuição do valor cobrado pelo litro do leite (-13,8) e do feijão (-5,9%), vilão do índice nos últimos meses, além de manter estabilidade no preço do arroz. Outros alimentos que ficaram mais baratos foram frutas como o mamão (-17%) e melão (-20%), e os ovos (-8%).

Além disso, itens avaliados como componentes da habitação ficaram mais em conta no décimo mês do ano, como aparelhos eletrônicos, que apresentaram baixas de até 9% motivadas por promoções de fim de ano, e também pelo Dia das Crianças. Em compensação, os alugueis sofreram reajuste para cima e ficaram 0,5% mais caros em Ribeirão Preto.

Outros produtos destacados com itens de transporte apresentaram encarecimento de 0,12%, motivado pela alta no valor cobrado pelo litro dos combustíveis nos postos, como aumento de 10% no valor do etanol e de 3,6% no valor cobrado pela gasolina.

No ano, no entanto, é registrada inflação de 4,5%, e de 5,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Os produtos monitorados, que são aqueles relacionados ao setor de serviços e profissionais liberais, como advogados e empresas de comunicação, tiveram reajuste no mês de 0,45% com o acumulado no ano de 4,5%.


Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini

Compartilhar: