Petrobras anuncia fim da paridade de preços do petróleo com dólar e mercado internacional

Petrobras anuncia fim da paridade de preços do petróleo com dólar e mercado internacional

Nova estratégia da Petrobras prioriza custo alternativo do cliente e valor marginal para a empresa, visando preços mais competitivos e flexíveis no mercado

Nesta terça-feira, 16, a Petrobras comunicou o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. A petroleira afirmou que os reajustes não serão mais realizados de forma periódica, evitando repassar para os preços internos a volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

 

A nova estratégia da Petrobras utiliza duas referências de mercado. A primeira é o custo alternativo do cliente, que se torna o valor prioritário na precificação e contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. A segunda é o valor marginal para a Petrobras, baseado no custo de oportunidade considerando as diversas opções disponíveis para a empresa, como produção, importação e exportação do produto em questão e/ou dos petróleos utilizados no refino.

 

Com essa mudança, a Petrobras afirma que terá mais flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competindo no mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

 

*Com a colaboração de Otávio Gentil


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: