PIB de Ribeirão Preto cai 6,3% em 2015
Expectativa para recessão deste ano passa de 5,2%

PIB de Ribeirão Preto cai 6,3% em 2015

Levantamento da Acirp aponta dependência do consumo como principal “culpado”; Previsão para 2016 também não anima

Vínculo “excessivo” com consumo faz economia de Ribeirão Preto retroceder 6,3% no quarto trimestre de 2015, de acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial (Acirp), divulgada nesta quarta-feira, 25. E a expectativa para recessão deste ano passa de 5,2%.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) de Ribeirão Preto foi de R$ 22,2 bilhões, montante 6,3% menor do que o registrado em 2014. De acordo com o economista Fred Guimarães, responsável pelo estudo, o principal fator para recessão no município foi a queda de 13,2% no consumo da população.

Em 2015, as compras e negócios no comércio e setor de serviços da cidade representaram 82,4% das riquezas da economia ribeirão-pretana, alcançando R$ 18,3 bilhões. Enquanto isso, esse índice em todo Brasil alcança 63% do dinheiro no mercado.

Para Guimarães, a explicação para queda no consumo está diretamente ligada ao índice de inflação – que foi de 11,27%, de acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) do IBGE -, além do aumento dos juros – que desde julho de 2015 está fixado em 14,25% pelo Banco Central -, maior seletividade dos bancos para conceder empréstimos, além do número elevado de desempregados, o que ocasiona na queda do nível da renda das famílias.

“Como Ribeirão Preto é formado por um número significativo de empresas nos setores de comércio e serviços, o impacto de recessão foi sentido de forma mais contundente em relação ao restante do País, que tem uma indústria que pode apelar para o mercado externo”, analisa o economista.

Para ele, as alternativas para Ribeirão Preto se livrar da crise, assim como o restante do Brasil, é diminuir a dependência do consumo, aumentar os investimentos privados, realizar melhorias nos gastos públicos e reduzir os gastos estatais já correntes.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: