Preço dos alimentos impulsiona a inflação de julho em Ribeirão Preto
Preço dos alimentos impulsiona a inflação de julho em Ribeirão Preto

Preço dos alimentos impulsiona a inflação de julho em Ribeirão Preto

A inflação no mês de julho no município de Ribeirão Preto ficou em 0,47%, e o acumulado no ano atinge 3,9%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Ribeirão Preto referente ao mês de julho foi de 0,47%, de acordo com levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial (Acirp) do município. A inflação acumulada no ano de 2016 na cidade chega a 3,95%.

O principal influenciador para a elevação dos preços em julho foi a alimentação, que na média ficou 1,1% mais cara, em razão do aumento do preço de ovo (4,4%), leite (16,2%), café (2,2%), açúcar (6,5%), derivados de leite (3,5%), feijão (16,6%), e arroz (6,1%) que tiveram o valor elevado em razão da influencia do clima, que interfere na produção destes produtos. A alimentação externa ficou 0,6% mais cara.

Já a educação particular, com alta de 0,54%, a saúde privada 0,4%, habitação, 0,2%, e transporte, 0,1%, também contribuíram com a elevação do índice, em virtude dos reajustes sazonais de mensalidades ou de tarifas de transporte, como elevação do valor dos pedágios, em 9,9%, que também influíram no preço das passagens de transporte intermunicipais.

Os produtos monitorados, referentes ao setor de serviços e profissionais liberais, teve aumento de 0,47%, semelhante ao do índice geral, porém, no acumulado dos últimos 12 meses, chega a 6,2%, o menor patamar no último ano, o que de acordo com economistas é indicativo para estabilização econômica.

Na comparação com a média nacional, levantada pelo IBGE, que foi divulgada na semana passada, o mês de julho teve inflação média de 0,52%, com o acumulado em todo o ano de 2016 de 4,46%.


Foto: Marcos Santos/USP

Compartilhar: