Prefeitura e Acirp anunciam início do Via Rápida Empresa

Prefeitura e Acirp anunciam início do Via Rápida Empresa

Tempo para abertura de empresas pode cair de 3 meses para cinco dias; sistema está integrado com mais de 100 cidades do País

A prefeita Dárcy Vera (PSD) e a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto anunciaram na manhã desta terça-feira, 22, o início de operações do Via Rápida Empresa (VRE), uma plataforma que permitirá ao investidor abrir uma empresa por meio online em várias cidades do País.

O sistema tornará mais ágil a abertura e registro de empresas. Segundo o presidente da Acirp, Antonio Carlos Maçoneto, hoje a abertura de uma empresa demora de dois a três meses. “Com o via Rápida, o tempo pode cair para cinco dias. Que é o período de análise de viabilidade”, disse Maçoneto.

Segundo o secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, Francisco Sérgio Nalini, uma das vantagens do Via Rápida é que ele inverte a análise de viabilidade, agora feita no início. “Comprovada a viabilidade, a empresa já estará aberta e pode funcionar”, comentou.

Para Maçoneto, o novo sistema irá melhorar, em muito, a vida dos empresários e da própria Prefeitura, que começa a arrecadar mais rápido. “Muitas vezes um empreendedor alugava um prédio, fazia reformas e adaptações e depois de três meses descobria que não podia ter seu negócio no local. Isso agora acaba”, apontou.

A prefeita Dárcy Vera disse que por cerca de dez dias serão feitos ajustes nos programas e que então passará a funcionar a todo vapor. “Parecia fácil, mas não foi tanto assim. Desde o ano passado estamos trabalhando para isso, porque exigiu treinamento de equipes e muito trabalho”, afirmou Dárcy.

Nalini disse que os ajustes nesse momento são necessários porque o sistema “só faz teste em funcionamento” e que alguns acertos ainda serão feitos. “Até tínhamos um sistema muito bom, mas estava isolado. Agora estamos integrados às maiores cidades do País”, salientou o secretário.

Foto: Lucas Lourenço / Acirp

Compartilhar: