Problemas em sistema dificulta a abertura de empresas em Ribeirão Preto
Com o problema, Câmara dos Vereadores convocou o secretário de Planejamento e Gestão Pública para dar explicações

Problemas em sistema dificulta a abertura de empresas em Ribeirão Preto

Procedimento que costuma durar cerca de três dias, tem fila de espera de quase um mês

Desde o dia 14 de outubro, contadores enfrentam problemas de lentidão para a abertura e alteração de empresas em Ribeirão Preto. Em alguns casos, existem empresas que estão “na fila” para serem abertas há cerca de um mês. Em média, o procedimento no município costuma durar menos de três dias.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, um novo programa implantado para a função tem apresentado problemas técnicos. “Os quais já estão sendo solucionados, a fim de regularizar o funcionamento no mais curto espaço de tempo possível”, informou a pasta.

"Tem pedido nosso do dia 17 [de outubro], que não vai para frente. [...] Só que, até antes de mudar o sistema, já encontrávamos dificuldades", afirmou o contador Anderson Parente.

A Redesim, o novo sistema implantado pela da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) é um dos responsáveis pela demora. No site do sistema, há uma mensagem informando que o sistema "encontra-se com algumas instabilidades de operação. Temos uma equipe técnica de prontidão para solucionar os erros encontrados".

Porém, contabilistas afirmam que, em outras cidades da região, não há lentidão. Além disso, reclamam que apenas um funcionário na Prefeitura é o responsável pelos processos, e que o atendimento ao público é feito somente às terças e quintas.

Por meio de nota, a Secretaria de Planejamento informou que o número de servidores destinados a executar a tarefa não foi reduzido. “Assim que solucionado o problema do sistema, será feito um mutirão para equacionar as demandas”, garantiu.

Explicações

Para dar explicações sobre o problema, a Câmara dos Vereadores aprovou um requerimento, de autoria do vereador Rodrigo Simões (PDT), para a convocação do secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega.

"É a única cidade do Estado de São Paulo, onde não se consegue abrir uma empresa em 24 horas. [...] Ninguém quer vir para cá mais!", criticou Simões.

No documento de nove páginas, o parlamentar anexa reclamações de profissionais da cidade. "Em todas as cidades vizinhas, a otimização dos procedimentos burocráticos é extremamente rápida em comparação com os daqui", escreveu um contador.

"Em Ribeirão Preto já está passando da hora de se ter uma secretaria voltada para agilização de abertura e ampliação de novos negócios. Tudo aqui é extremamente travado, e feito com um pouco caso vergonhoso", alegou outro profissional.

Com a aprovação do requerimento, o projeto de resolução que oficializa a convocação, deve ser votado na próxima sessão.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: