
Procon alerta para compras durante a Black Friday
Pesquisar os preços antes da compra é importante para que não haja arrependimento depois
Programada para acontecer no dia 27 deste mês, a chamada Black Friday, dia em que sites e lojas oferecem descontos que podem chegar a 80% do valor original do produto, promete apresentar descontos irresistíveis.
Segundo o coordenador do Procon, Paulo Garde, os consumidores deve ficar atentos, pois algumas promoções podem ser verdadeiras ciladas. A dica é para que o consumidor faça uma pesquisa de preços com semanas de antecedência.
“A armadilha mais comum é quando o lojista aumenta o preço antes da Black Friday e, no dia, oferece o desconto pensa que fez um excelente negócio, quando na realidade ele pagou o preço normal do produto e talvez até um pouco mais”, alerta Garde.
Atenção para compras pela Internet - Outro alerta vai para aqueles que estão acostumados a comprar pela internet. É necessária muita atenção e alguns itens devem ser considerados como: ficar atento à procedência do site e aos prazos de entrega. É importante levar em consideração sinais na página que garantam a idoneidade do fornecedor, checar o valor das despesas com fretes e taxas adicionais, observar a especificação, a marca, a cor e os tamanhos disponíveis do produto.
“Todo cuidado é pouco ao realizar uma compra, quer seja numa loja ou por meio da Internet. Devemos checar sempre marcas, produtos, prazo para devolução, trocas, enfim, não compre nada por impulso, você pode se arrepender depois. Se comprar pela internet, privilegie aqueles sites que oferecem o pagamento através de ‘pagamento seguro’, onde a empresa vendedora só recebe o valor após o consumidor dar o OK, para o ‘pagamento seguro’”, finaliza o coordenador do Procon.
O Procon fica na Rua Duque de Caxias nº 1.181, no centro da cidade. O telefone para contato é (16) 3605-3310.
Revide On-line com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto
Fotos: Paulo Pinto/FP