Procon orienta consumidores sobre ações de descontos durante "Semana do Brasil"
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo

Procon orienta consumidores sobre ações de descontos durante "Semana do Brasil"

Iniciativa do Governo Federal para incentivar descontos em lojas físicas e virtuais começa nesta sexta-feira, 6, e vai até 15 de setembro

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre os cuidados ao comprar nas promoções da "Semana do Brasil", iniciativa do Governo Federal para incentivar descontos em lojas físicas e virtuais de diversos segmentos, desta sexta-feira, 6, até o dia 15 de setembro.  Em Ribeirão Preto, o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apoiam a ação da semana.

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"Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim o superendividamento. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços", recomenda o órgão.

Observar o prazo de entrega e informar-se antes sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas, também destaca o Procon. "É bom não clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site." 

Ainda entre as orientações está a regra de que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

"Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores."

Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto, a critério do consumidor).

O site do Procon-SP tem uma lista de sites não recomendados – fazem parte empresas que não são encontradas ou não respondem às notificações do Procon-SP.


Foto: Arquivo Revide

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