Procon encontra diferença de até 67% em produtos natalinos em supermercados de RP

Procon encontra diferença de até 67% em produtos natalinos em supermercados de RP

Além de avaliar os preços, pesquisa também analisou a disponibilidade de 79 itens típicos da época em sete redes da cidade

Uma pesquisa da Fundação Procon sobre preços de itens da ceia de Natal, feira em sete supermercados de Ribeirão Preto entre os dias 2 e 4 de dezembro, mostrou que o mesmo produto, da mesma marca, pode variar até 67% na cidade.

Uma farofa pronta de 200 gramas, da marca Yoki, foi encontrada por R$ 4,99 e também por R$ 2,98 em dois supermercados de Ribeirão. Ao todo, 79 produtos foram pesquisados.  A pesquisa comparou os preços de produtos de diferentes marcas: azeites, bombons, carnes congeladas, lentilhas secas, conservas, farofas prontas, panetones e chocotones, entre outros que são comuns à mesa do brasileiro nas festas de final de ano.

Em todo o Estado de São Paulo, os núcleos do Procon visitaram um total de 89 mercados em 16 cidades neste mês. Em Ribeirão Preto, as análises ocorreram em unidades das redes Pão de Açúcar, Savegnago, Grick, Carrefour, Mialich, Extra e Walmart. Os dados completos da pesquisa feita na cidade, com o detalhamento dos preços dos 79 produtos, em todos os supermercados, podem ser acessados aqui.

 

Dicas para o consumidor

O Procon recomenda que o consumidor faça uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam, além de um bom preço, facilidades na hora da compra, como, por exemplo, proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções de formas de pagamento, entre outros. Além disso, é importante observar as informações da embalagem, como data de validade; lote, identificação do produtor; peso; ingredientes; características nutricionais e se contém ou não glúten, no caso de alimentos industrializados. A atenção também precisa ser grande ao passar os produtos pelo caixa: se houver diferença entre o preço registrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor.


Foto: Pixabay

Compartilhar: