Procura por funcionários temporários na Páscoa cai 40%

Procura por funcionários temporários na Páscoa cai 40%

Agências de recursos humanos em Ribeirão Preto dizem que a indústria não está procurando trabalhadores

As ofertas por empregos temporários para cargos de promoção de produtos de Páscoa em Ribeirão Preto diminuíram neste ano. Em algumas agências de recursos humanos, que lidam com este setor, a procura por profissionais diminuiu até 40%.

Tudo devido a uma perspectiva de mercado que não anima muito as indústrias de chocolate. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o faturamento deve crescer 10% neste ano, em comparação com ano anterior, justamente a inflação acumulada no último ano.

Entretanto, o economista Marcelo Bosi, do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), acredita que a procura por esses profissionais deva aumentar conforme nos aproximamos da Páscoa - em 2016 comemorada no dia 27 de março - devido ao fato de ser uma das principais datas para indústria de chocolates.

“Deve haver uma procura semelhante a de outros anos, porque a Páscoa é muito importante para indústria, porque essa é a única ocasião para vendas em grande escala deste produto”, afirma o economista, que ainda diz que se houver uma diminuição de contratações, será muito pequena.

O diretor de uma agência de recursos humanos em Ribeirão Preto, Douglas Pereira, conta que a oferta de vagas temporárias diminuiu em 40%, em razão da pouca procura de outras empresas por novo contingente de empregados.

“Está bem ruim. Tem empresa que não está contratando, inclusive estão diminuindo seus quadros. Os empresários estão retraídos neste momento, o que acarreta nesta diminuição”, destaca Pereira, que também aponta que esses cargos começam a ser preenchidos ainda no fim do ano anterior.

O promotor de outra agência de recursos humanos, Artur Borges, também afirma que a procura pelas empresas diminuíram bruscamente, principalmente às ligadas a indústria, como as fabricantes de ovos de páscoa.

“Em todas as áreas caiu tudo. Os clientes não estão nos procurando. E precisamos que eles venham até nós, já que é a nossa função no mercado, mas isso não está acontecendo”, afirma Borges.

Até nos supermercados essa situação pode ser identificada, mesmo com as decorações de ovos de chocolate bem presente desde o fim do Carnaval. As principais empresas do setor de chocolates têm mandado os promotores que já tem vínculos com elas para realizarem a função, o que significa que a atuação não aumentou significativamente.

Porém, a promotora Marta da Silva foi uma sortuda, já que em um dos supermercados visitados pela reportagem pelo Portal Revide, foi a única promotora de vendas que trabalha com chocolate encontrada.

Ela, que estava desempregada há um ano, acredita que outros promotores temporários devam tomar os corredores a partir da próxima semana. Marta conta que sempre procura emprego como temporária, para conseguir um “dinheiro extra”.

“Agora na Páscoa que apareceu esta oportunidade. É um ganho extra, e isso sempre é bom, embora não tenha muita perspectiva de efetivação depois, porque o mercado está complicado”, conta a promotora de vendas, que acredita que com a proximidade da Páscoa as vendas cresçam, mesmo com o produto um pouco mais caro – 7% a mais do que em 2015, segundo a Abicab.

“Até que as vendas estão indo bem. Existe um otimismo, apesar dos preços um pouco ‘salgados’. Mas a tendência é o pessoal vir comprar, sim. É a melhor época para isso”, conclui Marta.
 

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

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