Produção industrial registra crescimento em cinco estados
Por outro lado, Amazonas (-13,5%) apontou o resultado negativo mais acentuado no mês de abril

Produção industrial registra crescimento em cinco estados

Pesquisa do IBGE avaliou 15 regiões brasileiras e encontrou expansão da produção em até 10,2%; em São Paulo, o resultado positivo foi de 2,4%

Em cinco dos 15 locais monitorados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção industrial cresceu. O primeiro Estado que apresentou avanço foi em Pernambuco, com 10,2% de expansão. Já em São Paulo, os dados apresentaram aumento em 2,6%, seguido por Minais Gerais (2,4%), Goiás (0,8%) e Rio de Janeiro (0,7%).

O comportamento positivo foi observado na produção industrial nacional, na passagem de março para abril deste ano, na série com ajuste sazonal. O índice usado pelo instituto leva em conta a variação sazonal dos produtos, sendo, não há risco de diferenças dos indicadores por ser uma época mais forte para um produto ou outro.

Os resultados obtidos pelo IBGE interrompem três meses seguidos de queda na produção, com recuo acumulado de 19,1%, de acordo com a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, iniciada na década de 1970.

A pesquisa mostra, ainda, que os dados referentes ao primeiro trimestre da indústria nacional, teve queda de 0,5% em relação ao último trimestre de 2015 e o acumulado do ano, de 9,6%.

Por outro lado, Amazonas (-13,5%) apontou o resultado negativo mais acentuado no mês de abril e eliminou parte do crescimento de 21,8% verificado no mês anterior. As demais taxas negativas foram assinaladas por Rio Grande do Sul (-3,6%), Bahia (-2,5%), Santa Catarina (-2,2%), Ceará (-2,1%), Espírito Santo (-1,4%), Região Nordeste (-1,3%), Pará (-0,5%) e Paraná (-0,5%).


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: