Programa da USP Ribeirão Preto orienta quem busca financiamento ou está endividado
O Explica Dívidas pode ajudar a diminuir inadimplência e endividamento

Programa da USP Ribeirão Preto orienta quem busca financiamento ou está endividado

Casos são analisados por especialistas em cálculos e direito da universidade, após agendamento e entrevistas

Pessoas endividadas por diferentes financiamentos, ou que pretendem começar um, podem agora consultar o Explica Dívidas, programa desenvolvido por equipe das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), ambas da USP, que oferece acompanhamento jurídico-financeiro gratuito em casos de financiamento imobiliário, estudantil, de veículos e afins.

O Explica Dívidas pode ajudar a diminuir inadimplência e endividamento. Segundo a professora Maria Aparecida Bená, especialista em matemática que divide a coordenação do programa com a colega da FDRP Iara Pereira Ribeiro, ele “serve para prevenção de endividamento, ao tirar dúvidas comuns sobre financiamentos que poderiam causar futuros problemas financeiros e dívidas”. E também atua, “fazendo análises de dados fornecidos pelos interessados e buscando soluções jurídicas e financeiras para problemas de endividamento já existente”.

Os acompanhamentos “são individuais e apresentam soluções específicas para as situações pelas quais o interessado esteja passando”, garante a professora. Para ser atendida, essa pessoa deve preencher um formulário on-line, informando o motivo da procura pelo programa e os contatos para posterior agendamento de entrevista e acompanhamento pessoal.

O Explica Dívidas é uma atividade do Programa Aprender na Comunidade (Extramuros), financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP. Por meio dele, estudantes da USP, orientados pelos professores, auxiliam cidadãos com suas dúvidas, ao mesmo tempo que aumentam suas competências e habilidades na interação com a comunidade.

Mais informações podem ser adquiridas por meio do telefone (16) 3315-0566 ou no [email protected].

*Com informações do Serviço de Comunicação da USP Ribeirão Preto. 


Foto: Steve Buissinne por Pixabay

Compartilhar: