Projeto “Economia Criativa Ribeirão” promove encontro de discussão nesta quarta, 13
A economia criativa tem objetivo de promover a economia local a partir de práticas culturais

Projeto “Economia Criativa Ribeirão” promove encontro de discussão nesta quarta, 13

Ação gratuita acontece no Palácio Rio Branco no final da tarde

O Projeto “Economia Criativa Ribeirão” realiza um encontro público e gratuito nesta quarta-feira, dia 13, às 18h30, no Palácio Rio Branco, para discutir demandas do setor criativo do município.

 

Criado com o intuito de incentivar a economia local e contribuir para o desenvolvimento das práticas culturais, sustentáveis e inovadoras, o projeto, que foi idealizado pela advogada Maria Eugênia Biffi, busca, em diálogo com a sociedade, acolher propostas e demandas para identificação do setor criativo.

 

“A economia criativa é um dos principais elementos do desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade atual, capaz de gerar renda, criar empregos, promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano por meio dos fazeres criativos, artísticos e culturais, o que impacta diretamente na rentabilidade de toda a cadeia produtiva da cultura. Por isso é indispensável construir políticas públicas locais que fortaleçam e fomentem a economia criativa de Ribeirão Preto”, ressalta a advogada Maria Eugênia Biffi, idealizadora do projeto.

 

O projeto é realizado pela Fundação do Livro e Leitura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e aborda diferentes cenários de cultura e desenvolvimento da cidade para um levantamento de dados que aponte quais são as dificuldades e potencialidades dos setores criativos, a fim de identificar possíveis áreas de criação entre as políticas municipais e o fortalecimento da economia criativa de Ribeirão Preto.

 

De acordo com o secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão, a economia criativa envolve diversos saberes e é um catalisador do processo de desenvolvimento social.

 

“Buscamos fomentar a Economia Criativa com toda a atenção necessária, pois abrange a inclusão, diversidade e vitalidade para construção de comunidades mais prósperas e produtivas, um dos focos do desenvolvimento por meio de políticas públicas culturais e criação de redes colaborativas de economia e cultura”, afirmou.

 

No último encontro, promovido em agosto deste ano, durante a 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, foram discutidas alternativas de políticas públicas para promoção de desenvolvimento social, cultural e econômico local.

 

O Palácio Rio Branco fica na Praça Barão do Rio Branco, sem número, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone: (16) 3977-7414.

 

SERVIÇO

 

Encontro do projeto “Economia Criativa Ribeirão”

Data: 13/09

Horário: 18h30

Local: Palácio Rio Branco

Praça Barão do Rio Branco, s/n – Centro

Informações: (16) 3977-7414


Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhar: