Quatro em cada dez reclamações no Procon de Ribeirão são relacionadas à pandemia
Reclamações sobre álcool em gel dominam e representam 29% do total no Procon Ribeirão

Quatro em cada dez reclamações no Procon de Ribeirão são relacionadas à pandemia

Levantamento do órgão mostra que já foram registrados 470 problemas de consumo relacionados à Covid-19 neste ano

A cada dez reclamações registradas neste ano no Procon de Ribeirão Preto, quatro são relacionadas à pandemia do novo coronavírus. 

Ao todo, até essa quarta-feira, 11, foram 470 registros relativos a Covid-19. Ainda segundo o órgão, são queixas de produtos e serviços diretamente ligados à pandemia. As reclamações sobre álcool em gel dominam e representam 29% do total. Foram 138 queixas desde o início do estado de calamidade. (Confira tabela abaixo)

O reajuste abusivo em supermercados já somam 52 reclamações neste ano. Segundo o coordenador do Procon Ribeirão, Feres Najm, o comportamento do consumidor com a pandemia mudou e a população está mais atenta aos abusos nas relações de consumo. Para ele, as vendas pela internet contribuíram para esse movimento. 

Os números são de queixas feitas on-line. Confira o número de Registros por Demanda:

Álcool em Gel:   138
Máscaras:   59
Luvas:   6
Passagens Viagens:   69
Aumentos Supermercados:   52
Gás de Cozinha GLP P-13:   8
Arroz:   22
Leite:   37
Carne:   24
Óleo:   14
Ovos:   6
Feijão:   35

Ainda segundo Feres, todas as denúncias de descumprimento da legislação de consumo podem ser trazida ao Procon Municipal pelos seus canais divulgados no site. "Temos um trabalho com o 0800-772-9198 ou 151, além do WhatsApp 16-3605-3315. Contudo, devemos registrar que, em decorrência os regramentos sanitários, da necessidade de distanciamento social, o Procon está realizando seus atendimentos presenciais mediante agendamento e, os consumidores podem fazê-lo pelo nosso 0800 ou pelo site."


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: