Receita Federal prorroga prazo para envio do Imposto de Renda de pessoas físicas por causa da Covid-19

Receita Federal prorroga prazo para envio do Imposto de Renda de pessoas físicas por causa da Covid-19

Em pronunciamento feito nessa quarta-feira, 1º, equipe econômica do governo anunciou uma série de medidas para auxiliar o contribuinte

Devido à pandemia do novo coronavírus, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas 2020 foi alterado. O prazo final, que era 30 de abril, passou a ser 30 de junho. A notícia foi divulgada na quarta-feira, dia 1º de abril, durante pronunciamento da equipe econômica do governo federal em Brasília.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a medida teve que ser tomada para auxiliar os contribuintes, que estão em isolamento social e com dificuldades para reunir os documentos necessários. Ainda está em estudo a reformulação do calendário das restituições, que começariam, com o primeiro lote, em maio. Na semana passada, a Receita Federal havia prorrogado a entrega do Imposto de Renda de Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas no regime de Simples Nacional.

Foi anunciada, ainda, a redução a zero – por 90 dias – da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito que, atualmente, é de 3% ao ano. Segundo o secretário, a medida vai diminuir o custo do crédito em um momento em que o governo inicia um amplo número de linhas especiais com juros reduzidos para ajudar a enfrentar a crise gerada pelo novo coronavírus.

Tostes Neto também informou novas datas para o recolhimento das contribuições para o Pis-Pasep, do pagamento da Cofins – contribuições que incidem sobre a receita das empresas – e da contribuição patronal das empresas para a Previdência Social, que seriam devidas nos meses de abril e maio, e serão adiadas para pagamento nos meses de agosto e outubro.


Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Compartilhar: