Reclamações sobre compras on-line aumentam 285% em 2020, diz Procon-SP

Reclamações sobre compras on-line aumentam 285% em 2020, diz Procon-SP

Principal problema apontado pelos consumidores foi atraso ou não entrega do item adquirido

O Procon-SP registrou aumento de 285% nas reclamações sobre compras on-line de 2019 para 2020. A pandemia impulsionou o comércio eletrônico e as empresas não se mostraram prontas para atender o aumento da demanda, segundo avaliação do órgão estadual. 

No ano passado, 301.672 reclamações foram feitas nos canais de atendimento do Procon em todo o Estado de São Paulo, contra 78.419 em 2019. Os principais problemas apontados pelos consumidores foram: atraso ou não entrega do item adquirido – com 70.279 queixas em 2020 e 19.124 em 2019 – seguido por cobrança indevida, 36.221 em 2020 e 5.605 em 2019.

“O comércio estava preparado para vender, mas não estava preparado para entregar. Em um momento de pandemia em que as compras online são fundamentais para a população, as empresas não conseguiram dar conta”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez. “Em 2020 as empresas foram pegas de surpresa, mas agora já devem estar prontas para atender os consumidores. O Procon-SP aguarda que os problemas registrados no ano passado não se repitam e multará quem agir em desacordo com a lei”, conclui.

Também do primeiro para o segundo semestre de 2020 foi observada uma alta expressiva nas queixas: de 121.173 para 180.499, um aumento de 49%. atraso ou não entrega passou de 31.578 para 38.701; já cobrança indevida saltou de 10.580 registros para 25.641.

Dicas para evitar problemas nas compras online

Consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É o consumidor quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais e verificando se a loja tem endereço físico e CNPJ.

Antes de comprar, é importante consultar no site do Procon-SP a lista de sites não recomendados e procurar por indicações da empresa. Veja mais dicas nos materiais disponibilizados pelo Procon-SP, aqui e aqui.

Como reclamar

As reclamações podem ser feitas no site e no aplicativo (Procon.SP). Denúncias também podem ser encaminhadas pelas redes sociais do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter) e o site é www.procon.sp.gov.br.

Reclamações da pandemia

O Procon de Ribeirão Preto tem uma ferramenta para acompanhar as reclamações de consumidores no município, relativas às questões que envolvem a pandemia da covid-19. Segundo o Radar Covid, no ano passado, foram 1.379 reclamações registradas na divisão, sendo 502 delas, 36,4%, relacionadas ao coronavírus.

Entre os campeões de reclamação estão produtos como álcool em gel, máscaras e passagens aéreas. 


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

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