Região de Ribeirão Preto está na Rota do Vinho, programa estadual de fomento do turismo

Região de Ribeirão Preto está na Rota do Vinho, programa estadual de fomento do turismo

Vinícolas locais formam a Rota da Alta Mogiana; projeto do Governo do Estado visa fomentar turismo e destacar região com vocação para a produção de vinho

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 28, o projeto "Rotas do Vinho de São Paulo". As regiões de Ribeirão Preto e Franca contarão com a Rota Alta Mogiana. Além de fomentar o turismo, o objetivo do programa é reunir toda a cadeia produtiva do vinho e da uva para desenvolver as regiões do estado com vocação a esta cultura.

 

Segundo o Governo, a iniciativa vai movimentar a economia ao fomentar empreendimentos locais como hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços, além de atrair mais empresas relacionadas ao segmento visando gerar renda, emprego e crescimento. Hoje, São Paulo representa mais de 11% dos empregos do Brasil na área de fabricação de vinhos. A expectativa é que as Rotas do Vinho aumentem essa geração de trabalho no estado.

 

"Com as Rotas do Vinho, damos um grande passo para impulsionar o turismo, o agro e o desenvolvimento regional. Entre os principais objetivos nesta gestão é melhorar o ambiente de negócios no estado e estimular a criação de novos postos de trabalho e a geração de renda. Nossa expectativa com esse projeto é alcançar um dos primeiros lugares entre os principais viticultores, com tecnologia e inovação a serviço de nossos produtores", afirma o governador Tarcísio de Freitas.

 

O programa é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE); de Turismo e Viagens (Setur); de Agricultura e Abastecimento; de Cultura, Economia e Indústria Criativas, coordenada pela Casa Civil. Para a realização do mapeamento, que contou com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à SDE, foram catalogadas as seguintes rotas e enodestinos:

 

Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região); e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região).

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, a iniciativa vai contribuir para o crescimento dos municípios que compõem as rotas, assim como as cidades localizadas num raio aproximado de 50 quilômetros que poderão promover o empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho. Vinícolas e outros empreendimentos relacionados também poderão acessar as linhas de crédito da DesenvolveSP, agência de fomento da SDE, para alavancar seus negócios.

 

"Nossa narrativa é que São Paulo pode estar entre os principais produtores de vinho e destinos de enoturismo do Brasil e do mundo. Nosso estado tem potencial para isso. Desta forma, movimentamos a economia regional, não apenas com a produção da bebida, de garrafas e embalagens, mas também alavancando o empreendedorismo local. Esse movimento, em conjunto com o empresariado, impactará diretamente na geração de renda, emprego e desenvolvimento regional", explica o secretário.

 

Atualmente, a região conta com quatro vinícolas: em Ribeirão Preo, Cravinhos, Franca e Ituverava.

 

Sobre o programa

 

O programa prevê que cada rota tenha o seu local de início, trajeto e final; a extensão da rota; além da indicação de atrativos naturais, culturais e produtos rurais, como queijos e charcutaria. Até agora, foram mapeados mais de 66 vinícolas, entre elas, a Vinícola do Português, em Jundiaí (Circuito das Frutas); Vinícola XV de Novembro, em São Roque (Bandeirantes); Vinícola Terras Altas, em Ribeirão Preto (Alta Mogiana); Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (Alto da Mantiqueira) e Casa Verrone, em Itobi (Serra dos Encontros). Dos 50 atrativos turísticos, a Setur-SP selecionou também 23 produtores do programa Sabor de SP; maior programa de valorização da gastronomia paulista, outros 20 da Rota do Queijo Artesanal e 12 do Polo Charcuteiro.

Compartilhar: