Retorno das festas juninas reacende economia
Edna Aparecida de Melo e Carlos Leandro Dias da Silva são proprietários de uma loja de fantasias em Ribeirão Preto

Retorno das festas juninas reacende economia

Volta das comemorações juninas presenciais em Ribeirão Preto devem movimentar a economia local

Após dois anos de suspensão da realização das festas juninas, por causa da pandemia da Covid-19, a tradicional festividade popular retorna de forma presencial no calendário de Ribeirão Preto e deve movimentar a economia local.

 

Na avaliação de Tiago Garcia Leal, gerente corporativo de marketing e inovação da Santa Helena, o retorno da realização das festas juninas presenciais deve aquecer as vendas dos produtos à base de amendoim.

 

“Historicamente, os festejos de junina são uma maneira de agradecer a boa colheita de safra. Com isso, o amendoim, que é um grão saboroso e muito nutritivo, está sempre presente nas festas tradicionais. A volta da realização de eventos aquece ainda mais as vendas dos produtos. Estamos sentindo esse aquecimento no consumo desde o início do ano em todo o país”.


O gerente também destaca que a expectativa para este ano é superar as vendas no período. “Temos uma ótima expectativa de vendas, principalmente depois da volta das festas presenciais. No ano passado, mesmo com a pandemia, atingimos um aumento nas vendas em comparação ao mesmo período de 2020 e este ano, temos a expectativa de superar em 30%”, diz Leal.

 

Para este ano a safra nacional do amendoim, ingrediente dos principais doces típicos presentes nas comemorações juninas, deverá ser de 741,8 mil toneladas da leguminosa, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, publicado em maio deste ano.


A safra total do amendoim, uma das principais culturas do Estado de São Paulo, também tem estimativa de crescimento de 20,1% na área de plantio, 24,3% na produção e aumento de 3,5% na produtividade em relação à safra passada. Ainda de acordo com a estimativa do Conab, o Estado de São Paulo, maior produtor nacional do grão, é responsável por cerca de 93% da produção do amendoim e deve produzir 691,6 mil toneladas na safra de 2021/2022.

 

“Como o interior de São Paulo é o maior produtor de amendoim do Brasil, a nossa região comemora bastantes as festas. Esses festejos tradicionalmente são uma ótima fonte de apoio e doações para igrejas e instituições, sem contar nos eventos familiares, encontro dos amigos e bairros”, destaca o gerente corporativo.

 

Comércio local 
O retorno da tradicional temporada de quermesses impacta diretamente o comércio local da cidade. De acordo com os proprietários da Boom Fantasias e Acessórios, Edna Aparecida de Melo e Carlos Leandro Dias da Silva, o estabelecimento no Centro de Ribeirão Preto já sente os impactos do retorno das festas juninas. “Este ano está sendo bem melhor.

 

Neste mês as vendas aumentaram e esperamos que aumente ainda mais após dois anos sem poder abrirmos, a demanda está grande e o retorno tem sido ótimo para nós, depois de tanto tempo parado, o comércio estava precisando”, diz Edna. Ainda segundo a proprietária, a expectativa é de que as vendas continuem aumentando no próximo mês.

 

“Estamos tendo um bom movimento neste ano e o impacto está sendo grande, após dois anos as pessoas estão precisando se alegrar e as festas vêm para ajudar. O retorno está sendo maravilhoso para nós”, completa a comerciante. 


Foto: Revide

Compartilhar: