Ribeirão Preto e região têm melhora na balança comercial

Ribeirão Preto e região têm melhora na balança comercial

Pesquisadores acreditam que depreciação do real e manutenção do preço da gasolina podem favorecer região de Ribeirão Preto

O Boletim Comércio Exterior do Ceper/Fundace aponta uma melhora geral na balança comercial de Ribeirão Preto e região.

Na região de Ribeirão Preto, os dados mostram a evidente melhora nas exportações em dólares, reflexo da depreciação do real – que estimulou as vendas externas – e da recuperação do preço do açúcar no mercado internacional. Durante todo o período analisado pelo Boletim (julho de 2013 a novembro de 2015), as exportações são superiores às importações, evidenciando o perfil agroexportador da região.

Em Ribeirão Preto, a melhora na balança comercial é devido, sobretudo, à queda das importações, o que também indica uma retração da demanda decorrente da depreciação do real. Desde junho de 2015, o saldo da balança comercial do município tem se mantido positivo e crescente.

Os pesquisadores acreditam que a depreciação do real, juntamente com a manutenção do preço da gasolina em patamares próximos ao atual, são motores que tendem a compensar parcialmente a grande retração da demanda interna que ocorre nas diferentes regiões do Brasil, o que fará com que a economia da região de Ribeirão Preto não sofra tanto em 2016 quanto o resto do País.

Confira os valores na tabela abaixo:



Foto: Divulgação
Tabela: Luciano Nakabashi, Marcos HitoshiEndo e Marina Cassiano Ribeiro

Compartilhar: