Ribeirão Preto perde vagas formais de emprego em setembro
Enquanto setor de serviços puxou tendência para baixo, comércio foi o que mais criou vagas, embora timidamente

Ribeirão Preto perde vagas formais de emprego em setembro

Levantamento do Ministério do Trabalho aponta fechamento de 316 postos de trabalho no mês; serviços foi setor que mais demitiu

Ribeirão Preto perdeu vagas formais de emprego no mês de setembro. Ao todo, 316 postos de trabalho foram extintos no município, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O setor que mais demitiu foi o de serviços.

Depois de dois meses de aumento na criação de empregos, setembro teve saldo negativo influenciado por demissões na construção civil, que encerrou 130 vagas, e serviços, com o fechamento de 200 vagas de emprego. A indústria também demitiu mais do que contratou e fechou o mês com 19 vagas de emprego a menos.

O comércio foi o único setor que abriu vagas em Ribeirão Preto no mês passado. Ainda tímido, foram apenas 19 vagas oportunidades. De acordo com representantes de entidades ligadas ao comércio do município ouvidos pela reportagem do Portal Revide, a tendência é que a abertura de vagas cresça até o fim do ano. Isso, em razão da proximidade das festas de fim de ano e as promoções do varejo em janeiro, que alavancam a contratação de funcionários temporários.

No resto do País, a situação vai na contramão da verificada em Ribeirão Preto. O mês de setembro registrou aumento de 34.392 postos de trabalho com carteira assinada. Este é o sexto mês seguido em que foram abertas mais vagas de trabalho formal. Um dos destaques do mês foi justamente o comércio, que abriu, em setembro, 15 mil oportunidades.


Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Compartilhar: