Ribeirão Preto tem saldo positivo na geração de empregos no mês de agosto
Além da geração de novos postos de trabalho, crescimento tímido do PIB dá sinais de que país não está em recessão técnica

Ribeirão Preto tem saldo positivo na geração de empregos no mês de agosto

Nos últimos 12 meses, município apresentou variação positiva de 2% na criação de empregos

Ribeirão Preto gerou 494 novos postos de trabalho no mês de agosto, um crescimento de 0,22% em relação ao mês anterior. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, divulgados nesta quarta-feira, 25, o saldo também foi positivo para o País.

O setor da construção civil foi o responsável por manter o saldo positivo em Ribeirão Preto, com variação positiva de 1,12%, o setor ajudou nas 8,4 mil contratações, em comparação às 7,9 mil demissões que o município teve em relação ao mês de julho.

Os setores da indústria de transformação (0,27%), comércio (0,46%) e serviços (0,03%) também apresentaram alta. Já o de extração mineral (-0,68%), serviços industriais de utilidade pública (-0,44%), administração pública (-0,12%) e agropecuária (-0,43%), apresentaram queda.

Nos últimos 12 meses, Ribeirão Preto manteve o saldo positivo de postos de trabalho. Foram gerados 4,7 mil novos empregos. Ao todo, foram 98 mil contratações e 94 mil demissões. Variação de 2,19%.

Segundo nota da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, pelo quinto mês seguido, o Brasil teve saldo positivo no emprego formal.  Em agosto, a expansão foi de 121 mil vagas, decorrente de 1,3 milhão admissões e de 1,2 milhão de desligamentos.

O resultado de agosto é equivalente à variação de 0,31% em relação ao estoque no mês anterior. Foi o melhor agosto no Caged desde 2013.

PIB tímido, mas positivo

No boletim da conjuntura econômica divulgado também nesta quarta-feira, 25, pelo Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper), a economia brasileira cresceu 1% no segundo semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse foi décimo resultado positivo nessa base de comparação – totalizando R$ 1,78 trilhão. A agropecuária registrou variação de 0,4% nessa mesma base. Segundo especialistas, as estimativas da pecuária apresentam bom desempenho no segundo trimestre de 2019, com destaque para os bovinos.

O setor industrial teve avanço de 0,3%, com destaque para a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, que expandiu 2,4%.

Esse resultado é efeito das bandeiras tarifárias, que tiveram melhor desempenho no segundo trimestre de 2019 quando comparado com o mesmo período de 2018.

Apesar de entusiastas da nova equipe econômica terem projetado o crescimento do PIB de 2019 na casa dos 3%, o crescimento, a projeção mais recente, segundo o Relatório de Mercado Focus divulgado pelo Banco Central, é de 0,83%.

Apesar de baixos, os números positivos afastam o governo de uma recessão técnica. Que ocorre quando são registrados dois trimestres consecutivos com baixa do PIB.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: