Ribeirãopretanos estão financiando mais imóveis, aponta estudo
O número geral de financiamentos no município cresceu acima da média nacional, de acordo com levantamento

Ribeirãopretanos estão financiando mais imóveis, aponta estudo

Dados da Fundace mostram que moradores da cidade aproveitaram crédito mais baixo para investir em casas e apartamentos

O financiamento de imóveis em Ribeirão Preto cresceu 5,1% entre setembro de 2017 e 2018. Os dados são do Boletim de Crédito da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), organizados pelos pesquisadores Luciano Nakabashi, Francielly Almeida e Caio Vinicius da Silva Albanezi.

Além de o financiamento de imóveis apresentar alta no período, o número, em geral, cresceu 14% no município, acima das médias estadual e nacional. De acordo com o boletim, a alta se deve ao fato de o crédito ter ficado mais baixo em 2018, na comparação com o ano anterior. “Por outro lado, embora haja sinais de recuperação em algumas modalidades e regiões, a retomada do crédito segue em ritmo moderado, mas com queda no total de estoque de crédito no País”, avalia o boletim.
 

No cenário nacional, os dados mostram variações negativas nas operações de crédito no fechamento do mês de setembro de 2018 em relação ao mesmo mês de 2017. Dentre as regiões e municípios analisados, o município de Sertãozinho registrou a maior retração (-13,1%). Em seguida aparecem Campinas (-5,0%), o interior de São Paulo (-3,5%) e Araraquara (-2,4%).

Por outro lado, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) houve o aumento no estoque de crédito (3,4%), seguida pelo total do Estado de São Paulo (2,5%) e de Ribeirão Preto (0,5%).

Numa análise das modalidades, foram registradas variações negativas em todas elas no âmbito nacional. Financiamentos, em geral, e empréstimos e títulos descontados foram os que tiveram quedas mais significativas - 6,8% e 5,3%, respectivamente. O crédito destinado ao agronegócio foi o que registrou a menor retração.

O destaque ainda fica com as operações de crédito para financiamentos imobiliários, que tem sido a modalidade com os melhores resultados, dependendo da região analisada


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: