Saque de valores esquecidos nos bancos recomeça em 7 de março
Foram incluídas novas fontes de recursos esquecidos; consulta já está aberta

Saque de valores esquecidos nos bancos recomeça em 7 de março

Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm R$ 6 bilhões a receber

Com aproximadamente R$ 6 bilhões de valores disponíveis, o Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março, às 10h (horário de Brasília), e trará novidades importantes como consulta de valores de pessoa falecida e botão para imprimir, salvar ou compartilhar telas e comprovantes.

 

Já é possível consultar se há valores a receber em bancos e outras instituições em valoresareceber.bcb.gov.br. Para fazer a consulta basta informar CPF e data de nascimento, no caso de pessoas físicas, ou CNPJ e data de abertura da empresa, no caso de pessoas jurídicas, e o usuário verificará se há ou não valores a receber. Se tiver valores, o usuário poderá acessar o SVR com sua Conta gov.br a partir de 7/03, e quem não tiver valores não precisará acessar o sistema.  

 

Confira a seguir as mudanças mais importantes: 

Módulo de consulta a valores a receber de pessoa falecida, com acesso para herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, aos dados da faixa de valor e do contato da instituição responsável pelo valor.

 

Sala de espera virtual caso o número de pessoas seja maior do que a capacidade do sistema, o que possibilita manter o SVR aberto por prazo indeterminado e com o acesso sem necessidade de novos agendamentos.

 

Disponibilização de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade de valores a receber.

 

Botão para imprimir, salvar e compartilhar, inclusive por WhatsApp, as telas e os protocolos de solicitação do SVR, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema. 

 

Informações sobre contas conjunta solidárias. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou. 

 

Além disso, nessa nova versão, o usuário deverá necessariamente selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR. Na versão anterior, ele podia informar dados de contato, sem indicar a chave Pix, mas, em muitos casos, os usuários não atendiam aos telefonemas nem respondiam às mensagens das instituições, com receio de golpes.

 

É importante lembrar os cidadãos podem ainda entrar em contato diretamente com as instituições nos canais informados no sistema, especialmente no caso das instituições que não celebraram o termo de adesão com o BC ou de usuários que não têm chave Pix. 

 

Vale destacar que todas as modificações foram realizadas prezando a segurança, facilidade de uso e conforto das pessoas, principalmente para os usuários de celular.

 

Atualmente, no SVR há valores a receber para um total de 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs, referentes a:

 

Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;

 

Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;

 

Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; 

 

Tarifas cobradas indevidamente;

 

Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente;

 

Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;

 

Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e

 

Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. 

 

Querendo melhorar a experiência do usuário, o BC criou uma forma de acesso semelhante à compra de ingressos, forma de amplo conhecimento do público. A sala de espera virtual serve para quando há muita gente querendo entrar no sistema ao mesmo tempo. Com a fila, que substitui o agendamento usado no ano passado, o sistema vai informar o número de pessoas na frente do usuário e a estimativa de tempo de espera. Sem fechar a página da fila virtual, o sistema vai informar quando chegar a vez do cidadão e ele terá até 5 minutos para fazer login com a conta gov.br.

 

Pessoas falecidas

 

Para consultar esses valores é preciso, ao acessar à página valoresareceber.bcb.gov.br/, informar CPF e data de nascimento da pessoa falecida.  Após descobrir que há valores de pessoa falecida, o usuário irá selecionar Acessar o SVR e entrar no sistema com a sua própria Conta gov.br, nível prata ou ouro. Já no sistema, basta clicar no botão 'Valores para Pessoas Falecidas' e aceitar o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros. Atenção! É preciso ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, para acessar os dados da pessoa falecida.

 

De posse dessas informações, o usuário pode entrar em contato com a instituição e combinar a forma de apresentar a documentação necessária para comprovar que é herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal da pessoa falecida. Nesse caso, não é possível solicitar o valor diretamente pelo sistema.

 

Cuidado com os golpes

 

É importante ficar atento aos golpes: o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode contatar o cidadão e ela nunca vai pedir senhas.

 

"Sabemos da criatividade das pessoas quando o assunto é aplicar golpe, ganhar dinheiro fácil. Com o Valores a Receber, essa criatividade vem sendo multiplicada desde o seu lançamento, no início do ano passado. Reforçamos a mensagem de que o único site sobre o assunto é o valoresareceber.bcb.gov.br", ressalta Marcelo de Mendonça Virgílio, também do Deati. "Também não é necessário nenhum pagamento de taxa, antecipada ou não, em nenhum momento do processo, pois o serviço é totalmente gratuito", completa.

 


Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Compartilhar: