Seminário SustentaHabilidades destaca o impacto social e transformador do terceiro setor

Seminário SustentaHabilidades destaca o impacto social e transformador do terceiro setor

Exemplos de acolhimento, cuidado e inovação estiveram presentes em todas as apresentações

O Seminário SustentaHabilidades, realizado pelo Instituto Credicitrus no auditório do Onovolab powered by Instituto Credicitrus, em Ribeirão Preto, nos dias 25 e 26 de outubro, mostrou que a cooperação não é algo exclusivo das cooperativas, mas, que, todas as coisas são interdependentes.


Com programação voltada para o terceiro setor, o encontro reuniu convidados do meio empresarial e de instituições sociais para falar sobre gestão de projetos, voluntariado, e como inovar para empreender e crescer institucionalmente com impacto social.


Exemplos de impacto social não faltaram nas apresentações de Luciana Dalmagro, fundadora da República do Jardim; Thelma Sobolh, Presidente do Voluntariado do Hospital Albert Einstein; Camila Du Plessis, do Instituto Sol, e Roger Koeppl, fundador da YouGreen, que comentaram sobre os desafios e as alegrias que permeiam o empreendedorismo social.


Mediado pela advogada e consultora social Gisele Costa, os depoimentos de Natália Bonatti, do ICA; Isabella Hilário e Paola Matias, do Maria Peregrina, e Adriana Brito, da Casa das Mangueiras, mostraram a importância e o papel transformador que essas instituições tiveram em suas vidas. Hoje, elas ajudam outras pessoas que estão passando por situações iguais ou parecidas nas instituições que frequentaram. “O terceiro setor impacta, acolhe e transforma vidas. É a esperança, o agente transformacional em nossa sociedade”, comentou Gisele.


O contato com o voluntariado foi destacado por Márcio Zeppelini, Enzo Celulari e João Paulo Vergueiro, que abordaram como é a captação de recursos, o relacionamento e o desenvolvimento institucional das organizações. Na ocasião, Gledson Viana, gerente de Responsabilidade Social do Instituto Credicitrus, lembrou que: “a doação hoje está mais consciente e muito mais ligada ao ESG”.


Outro fator de suma importância que está ligado às instituições é a educação e o seu poder transformador, que foi enfatizado pelo professor Marcos Flávio Moraes Junior, da Fundação Getúlio Vargas: “A escolha da ideologia é da pessoa, mas a capacidade de reflexão e de intervir em seu ambiente social vem da educação, que não atinge só o intelecto, mas a pessoa como um todo”.


Já o segundo dia do evento, foi focado na gestão de projetos. Os palestrantes foram unânimes em destacar que é necessário mostrar os resultados das ações realizadas pelas instituições para que os investidores tenham conhecimento e coloquem mais recursos.


“Ao pensar em elaborar um trabalho de impacto social, mais do que ouvir, é preciso conhecer as dores de quem será atendido. Isso permite ter um projeto legítimo”, frisou Koeppl.


Além de todo o conhecimento e troca de ideias, o Seminário SustentaHabilidades contou com apresentações culturais da Camerata Jovem Beethoven de São José do Rio Preto, SP, e do Circo Teatro do ICA de Mogi Mirim, SP, com a peça “Libertos”.


Ao final do evento, foram apresentados os editais do Instituto Credicitrus para 2023, voltados para projetos de empreendedorismo social e programas de investimento ambiental e econômico.

 

Sobre o Instituto Credicitrus 

Foi fundado em agosto de 2019 como veículo para potencializar a disseminação dos princípios cooperativistas, em especial o 5º (Educação, Formação e Informação) e o 7º (Compromisso com a comunidade), além de facilitar o compartilhamento de valores sociais, ambientais e de governança (ESG) com os cooperados da Cooperativa Credicitrus e toda a sociedade.

 

Como estratégia de atuação, o Instituto fomenta iniciativas inovadoras, desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCS) e Negócios de Impacto Social, nas áreas social, ambiental, cultural e de educação. Através de parcerias, partilha novas propostas de aprendizado, viabilizando oportunidades de desenvolvimento e gerando impacto ao pensar em formas criativas de empreender, viver e crescer, fazendo jus a seu propósito de “construir oportunidades e transformar vidas”.

 

Sobre o Onovolab 

 

ONOVOLAB é o maior hub de inovação independente do Brasil. Fundado em 2018, em São Carlos, atualmente reúne em um mesmo espaço, mais de 60 empresas e startups em um ambiente disruptivo e vibrante, para que desenvolvam suas jornadas de inovação.

 

Ao longo dos últimos 4 anos ONOVOLAB atraiu empresas de tecnologia para a cidade de São Carlos, estimulou a criação de novas startups, abrigou laboratórios de inovação de grandes empresas, como iFood, Magazine Luiza e Votorantim, entre outras e contribuiu significativamente para o desenvolvimento do ecossistema local.


Em parceria com o Instituto Credicitrus, o ONOVOLAB chegou em Ribeirão Preto em 31 de agosto deste ano com uma estrutura que inclui auditório e mini auditório, estúdio de gravação, salas privativas para reuniões, foyer e terraço para eventos, espaços de trabalho, café e estacionamento.

Um ecossistema de inovação para transformar empresas do segmento de agronegócios, cooperativismo, negócios de impacto social e sol

uções ESG. Além disso, toda renda imobiliária do Onovolab powered by Instituto Credicitrus vai para o Instituto investir em ações de sustentabilidade.


Foto: Divulgação

Compartilhar: