Sertãozinho é o maior exportador da região

Sertãozinho é o maior exportador da região

Mesmo na crise, produtos derivados da cana e equipamentos para usinas sucrienergéticos são os principais enviados ao exterior

Puxado pela exportação de açúcar e equipamentos para indústrias sucroenergéticas, Sertãozinho é a cidade da região de Ribeirão Preto com maior participação nas exportações. O município é responsável por 46,3% do total exportado, de acordo com o Boletim Comércio Exterior, do Ceper/Fundace. O município de Ribeirão Preto só é o quarto, representando 12,1%.

Os principais produtos produzidos na região que vão para fora do País são açúcar, papel, álcool, amendoim, carnes, caldeiras e turbinas para o setor sucroenergético, o que confirma a vocação agroindustrial da região.

Os outros municípios da região que se destacam no levantamento são Luís Antônio, com 15,8%, devido à extração de eucalipto e produção de papel. O município é o único na região que conta com uma empresa que ultrapassou a marca de US$ 50 milhões em vendas para o exterior. Completam a lista Pradópolis, com 14,5% e Jaboticabal, com 3%.

Em 2015, as exportações na região devem passar dos R$ 6,2 bilhões, segundo o Núcleo de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), um crescimento de 200% na comparação com o ano passado, isso em razão das vendas de produtos de alta tecnologia, como ligadas aos setores hospitalar e farmacêuticos.

Já nas importações, Ribeirão Preto é o município da região que lidera o quesito, com 52,7% do total, seguido por Cravinhos, com 14,6%, e Sertãozinho com 12,3%. Os principais produtos de fora do Brasil que chegam à região são ração de animais, instrumentos medicinais, pneus, adubos e venenos para controle de pragas como inseticidas, fungicidas e herbicidas.

"Esse padrão é esperado, visto que Ribeirão Preto abastece os municípios da região com seu comércio e serviços, sendo que parte dessa oferta depende de importações", apontam os economistas responsáveis pelo estudo.

Revide On-line
Leonardo Santos
Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: