Startups de Ribeirão recebem selo do Vale do Silício
Startups de Ribeirão recebem selo do Vale do Silício

Startups de Ribeirão recebem selo do Vale do Silício

Formação da primeira turma de empresas com o selo acontece nesta quinta-feira, 1º

Um programa de aceleração de empreendedorismo e inovação do Vale do Silício vê Ribeirão Preto como celeiro de startups – as novas empresas do mundo da tecnologia – e por isso forma os primeiros empreendedores em Ribeirão Preto. A consultoria, sediada em Palo Alto, na Califórnia-EUA, considera a cidade um dos lugares com as ideias mais promissoras no planeta.

Na próxima quinta-feira, 1º de setembro, o Shopping Iguatemi recebe a primeira graduação dos empreendedores que passaram pelo programa de treinamento da organização, que no primeiro semestre vivenciaram uma capacitação de 14 semanas. Nesse projeto, cinco empresas receberam o Selo Vale do Silício “Founder Institute”, que, além disso, realizou uma série de cursos, painéis e palestras sobre o tema, no Supera Parque.

A entidade vê Ribeirão Preto como um caminho para difundir iniciativas locais de empreendedorismo, em mercados considerados promissores. A expectativa é de ajudar a lançar mais de mil novas empresas de tecnologia por ano, em 50 cidades de todo o mundo.

“Vamos celebrar o sucesso da graduação de cinco startups com altíssimo potencial saindo aqui na região”, afirma Clayton Guimarães, co-diretor local da instituição.

Um dos mentores do instituto – como são denominados os consultores eleitos para cada campanha -, o advogado Alexandre Bonilha, explica que o instituto busca apresentar uma capacitação voltada para empreendedores que tenham o interesse de criar startups que propõem tecnologias inventivas.

“Este é o momento em que a Founder busca reconhecimento na região de Ribeirão Preto, sendo que eles estão, aqui no Brasil, por enquanto apenas em Curitiba e São Paulo”, conta Bonilha, que lembra que o instituto planeja abrir escritórios em Belo Horizonte e também Rio de Janeiro, e a intenção do grupo é crescer na região de Ribeirão Preto.

Em cada curso, que dura um semestre, são 25 mentores, escolhidos por ser o CEO – principal executivo da empresa - ou o fundador de uma iniciativa de sucesso. Os mentores são selecionados com base na sua capacidade de transmitir as lições aprendidas e, também, a partilha dessas experiências.


Foto: Divulgação

Compartilhar: