Trilhando o sucesso

Trilhando o sucesso

Com um currículo rico em especializações e uma longa experiência com shoppings centers, Marcos Botelho acaba de assumir a superintendência do RibeirãoShopping

Formado em Administração de Empresas e com especialização em Marketing, Marcos Botelho, que recentemente assumiu a superintendência do RibeirãoShopping, traz no currículo uma bagagem cheia de experiências enriquecedoras. Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, sua carreira em shoppings centers começou na sua cidade natal, em 1993. Ainda em seu estado, passou por Blumenau e por projetos de implantações em Balneário Camboriú e Joinville. Além dos shoppings centers, o administrador sempre buscou atividades paralelas.

Já trabalhou como professor em colégio público, como educador ambiental associado à International Wildlife Coalition (IWC), uma instituição ambiental internacional, em projetos de preservação dos mamíferos aquáticos no litoral brasileiro e em companhia aérea que desenvolvia projetos de fun tour. “Já prestei serviços como promoter em várias áreas de entretenimento. Ainda tenho formação em Gastronomia, na busca da excelência que a formação possibilita. Shopping sempre foi minha atividade principal. Mesmo assim, nunca deixei de buscar outros atributos para melhorar meu aperfeiçoamento como um todo. Afinal, marketing está presente em diversos detalhes, em todas as profissões, seja quando buscamos a excelência, o bom atendimento ou uma apresentação impecável. Pessoalmente, sou movido a desafios, por isso estou sempre aprendendo algo novo”, comenta o superintendente. 

Chegou em Ribeirão Preto em 2007 e, desde então, vem trilhando uma carreira de sucesso na cidade. Já trabalhou no ShoppingSantaÚrsula e como gerente de marketing do RibeirãoShopping. Agora, assume a superintendência do maior centro comercial do município. Nessa entrevista, ele fala sobre sua carreira e os desafios do novo cargo. Confira:

Você nasceu em Florianópolis, Santa Catarina. Como veio parar em Ribeirão Preto?

Na época, eu prestava serviços em outra companhia que comandava o ShoppingSantaÚrsula. Em 2007, eu vim para Ribeirão Preto com a missão de desenvolver um trabalho de 15 dias na área de marketing. Esses 15 dias viraram seis meses, até a decisão de ficar definitivamente na cidade. Com a mudança da gestão do SantaÚrsula, fui convidado para permanecer em Ribeirão Preto para essa nova jornada.

Por todo trabalho que executa na cidade, em 2015, você foi homenageado com o título de cidadão ribeirãopretano pela Câmara de Vereadores. Morando no município desde 2007, como foi receber esse reconhecimento?

Essa honraria estava prevista para ser entregue bem antes, mas, por problemas pessoais, conseguimos efetivar apenas em 2015. Eu sempre procurei colaborar com Ribeirão Preto e região. Olhar a cidade, conhecer sua cultura e tradição e, com isso, desenvolver ações de marketing e culturais aliando conhecimento e diversão. Eu gosto muito de Ribeirão Preto, cidade acolhedora e com muitas oportunidades. Foi aqui que eu construí minha família e tenho o maior orgulho de ter um filho ribeirãopretano. 

Como começou sua história com o RibeirãoShopping?

Em 2010, após a entrega da revitalização do ShoppingSantaÚrsula. Numa troca de cadeiras, pediram para que eu assumisse a gerência de marketing do RibeirãoShopping com a missão de participar do plano master do empreendimento, de transformá-lo em um complexo multiúso. Num desafio único, em um período de 12 meses, realizamos três expansões, além das obras de contrapartida em volta do shopping, sendo o terminal de ônibus, a Praça do Palhaço Piolim, a abertura da Avenida Professor João Fiúsa e o início do prolongamento da Av. Cel. Fernando Ferreira Leite.

Também participei da nona expansão do empreendimento, da construção do Centro Médico RibeirãoShopping - um inovador conceito de prestação de serviços na área de saúde. O complexo reúne atendimento de diversas especialidades médicas, tecnologia de ponta, conforto e facilidade para os pacientes. Outro destaque foi a revitalização dos 68 mil metros quadrados do Parque das Artes, um presente da Multiplan e do RibeirãoShopping no aniversário de 160 anos da nossa cidade. 

Como foi essa experiência na área do Marketing?

Mesmo com uma formação em gestão administrativa, sempre tive o olhar mais apurado para o marketing, uma área que me encanta até hoje. E o marketing de shopping é plural, temos Natal, promoções, diversos estímulos e experiências que envolvem muitas outras áreas também. Dentro de um shopping, o marketing é muito visível. Passa pela formação, por vendas, pela história e pela cultura da cidade e região, pela gestão de pessoas e pelo atendimento ao público. Nunca fiz marketing pensando só na minha realidade, mas também com o olhar apurado para a companhia, atuando no marketing colaborativo e institucional. A companhia permite pensar global e agir local, sempre aprimorando e evidenciando a cultura da cidade. Também desenvolvi projetos especiais pensando na nossa realidade e na região onde estamos inseridos.

Como foi o caminho percorrido até chegar à superintendência do RibeirãoShopping?

Foi uma jornada de 28 anos repleta de desafios, muitas barreiras, mas, no meu entendimento, sempre achei que o meu maior concorrente era eu mesmo. Como citei no início da entrevista, sempre fui um inconformista, sempre busquei me aprimorar. Ao longo do tempo, fui em busca de outras aptidões que me fizeram uma pessoa mais preparada para a vida e para a carreira profissional. O mais importante é que tive a oportunidade de conviver e trabalhar com excelentes profissionais e pessoas geniais que a vida colocou no meu caminho por onde passei. Essas pessoas contribuíram para que eu me tornasse o profissional que sou hoje. Aproveito para deixar aqui registrado meu obrigado a todos! Também não posso deixar de agradecer todo o time que está no suporte diário da companhia e do próprio shopping, seja atuando direta ou indiretamente.

Hoje o administrador é superintendente do RibeirãoShopping

Você traz um pouco do que viveu como gerente de Marketing para o novo cargo que assumiu no empreendimento?

Sim, com certeza. Não só na área de marketing, mas em todas as áreas que trabalhei e aprendi bastante sobre acolhimento, atendimento, gestão, financeiro, comportamento, network e outras questões que contribuíram para ter uma visão mais estratégica do negócio. 

Para você, como é estar à frente de um dos empreendimentos econômicos mais importantes de Ribeirão Preto? É dar continuidade ao desenvolvimento desse complexo multiúso que cresceu junto com a nossa região. O RibeirãoShopping representa um pouco do perfil do ribeirãopretano e de toda população da região em volta da nossa cidade, que sempre nos prestigiam. Um empreendimento inovador, que preza pela excelência, sem deixar de ser democrático, envolvendo todos os perfis de público. Nosso desafio é corresponder a demanda do mercado, de estar sempre à frente. Seguir o nosso slogan “Sempre Muito Mais”, que representa o que somos, muito mais em mix de lojas, novidades e inovação sempre. 

Em meio à crise econômica e às incertezas que envolvem a pandemia de Covid-19, quais os desafios que têm enfrentado como superintendente do RibeirãoShopping?

O maior desafio foi estar preparado para cada uma das novas diretrizes impostas pelos governantes e a retomada do comércio, se preparando para receber todos os nossos clientes com total segurança. Os empreendimentos do grupo seguiram os protocolos dos governantes e os definidos pela ABRASCE, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

O RibeirãoShopping não mediu esforços para ficar atento aos cuidados necessários para preservar a saúde e bem-estar dos nossos clientes, lojistas e colaboradores. Tivemos um olhar mais apurado em todos os procedimentos. Inclusive, aumentamos todas as medidas de limpeza e higienização do empreendimento. Outro destaque foi a realização de mais de 900 testes de superfície pela ALS, empresa líder no mundo em análise de superfícies, que deram 100% negativos para a presença de vestígios de coronavírus em todos os shoppings da rede.

Quais são as novidades para o próximo ano?

Oferecer um mix de lojas cada vez mais adequado aos nossos frequentadores de Ribeirão e de toda a região. Além disso, daremos continuidade ao desenvolvimento do empreendimento como centro multiúso, agregando tecnologia e inovação para proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes. Para a rede, o RibeirãoShopping é um verdadeiro celeiro, seja de novas operações, formação de pessoas, principalmente para a implantação de novidades. E queremos seguir essa diretriz, trazendo ainda mais novidades. Mantendo assim o RibeirãoShopping, como nesses últimos 40 anos de sua existência, como uma referência no mercado de shopping centers. 


Foto: Divulgação

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