Vendas do comércio caem pelo 16º mês consecutivo

Vendas do comércio caem pelo 16º mês consecutivo

Em Ribeirão Preto, setor reduziu 5,5% em março

As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto apresentaram uma queda de 5,58% em março de 2016, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse é o 16º mês consecutivo com registro de quedas, segundo pesquisa Movimento do Comércio, do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região (Sincovarp).

Entre as empresas entrevistadas, 75,5% declararam que as vendas do terceiro mês deste ano foram inferiores comparado com as de março de 2015. Já 18,4%, consideraram que as vendas aumentaram e 6,1%, foram equivalentes.

“Vale sempre lembrar que as variações avaliadas não são cumulativas, mas mesmo assim, desenham um cenário bastante preocupante”, comenta o economista do Sincovarp, Marcelo Bosi Rodrigues, e responsável pela pesquisa.

Todos os setores apresentaram resultados negativos, como as vendas de eletrodomésticos, que caíram 9,94%, roupas, que diminuiu 8,25%, e móveis, que ficou 2,80% menor.

Já os empregos no comércio, embora estáveis (-1,02%), também diminuíram. Entre as empresas consultadas, 89,6% mantiveram o número de funcionários durante o mês, enquanto 10,4% delas demitiram e nenhuma contratou.

Segundo Rodrigues, é possível observar que o mercado segue estagnado e as vendas mantêm viés de baixa devido as indefinições do cenário político.

“A economia do país vive em compasso de espera com as decisões de investimento cada vez mais adiadas e o consumo sendo deixado de lado”, alerta o economista, que aponta que essa situação aumenta a insegurança. “E quando a economia para, os primeiros a sentirem seus efeitos negativos são as classes de renda mais baixa”, conclui.
 

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: