Vendas do comércio de Ribeirão Preto crescem 15,4% em outubro  
Em outubro, a variação média entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no varejo de Ribeirão Preto, ficou estável com previsão

Vendas do comércio de Ribeirão Preto crescem 15,4% em outubro  

Índice de Confiança do Varejo também continua em alta segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo, do Sincorvarp 

As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto registraram crescimento médio de 15,4% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Na comparação com o mês anterior (setembro), a alta média nas vendas é de 13%. O levantamento foi feito pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“É o quinto mês consecutivo de variação positiva. No caso de outubro, o Dia das Crianças alavancou as vendas que continuam em ritmo de recuperação na medida em que consumidores recuperam emprego e renda, e são vacinados contra a Covid-19. Essa recuperação acima de dois dígitos se explica muito pelo fato de que, em outubro de 2020, os números eram muito negativos proporcionando um salto maior agora”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV. 

Projeção 

Na pesquisa, os lojistas também revelaram, para novembro, uma projeção de alta média nas vendas na ordem de 17,5%. “Principalmente por causa da Black Friday que já se tornou uma das principais datas sazonais do comércio e que representa a primeira onda das compras de fim de ano. Todo mundo está procurando bons descontos para comprar pagando menos. Para o Natal a expectativa também é bastante positiva”, afirma o pesquisador. 

Índice de Confiança 

Sobre perspectivas de curto prazo (até o fim do ano) em uma escala de 1 à 5, em que 1 significa “totalmente pessimista” e 5 significa “totalmente otimista”, o Índice do Confiança do Varejo SINCOVARP/CDLRP ficou em 3,41, em outubro de 2021, ante 3,69 no mês anterior. A pontuação é considerada positiva. No longo prazo, o índice ficou em 3,75, em outubro, ante 3,85, em setembro. 

“Apesar de esperar um fim de ano de boas vendas, o lojista ribeirão-pretano ainda se mostra um pouco receoso com a inflação e com a instabilidade política que impacta a economia. É aquele ‘acreditar desconfiando’ que alguma coisa ainda pode acontecer no meio do caminho, e, ainda assim, manter a capacidade de seguir em frente. Resiliência!”, comenta Diego. 

Ainda de acordo com o pesquisador, a crise socioeconômica desencadeada pela pandemia de Covid-19 instalou-se no mundo todo e afetou o preço internacional do petróleo. “Que, por sua vez, pressiona o preço dos combustíveis e gera um efeito cascata em toda a cadeia produtiva. Custos aumentam e o preço final para o consumidor também. Aos poucos a poeira vai baixando e as peças vão se encaixando de novo. Ainda vai levar um tempo até chegarmos em um ponto de equilíbrio. O estrago causado pela pandemia foi muito grande”, finaliza Diego. 

Emprego

Em outubro, a variação média entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no varejo de Ribeirão Preto, ficou estável com previsão de alta de 1% em novembro.

Leia mais:

Brasil gera 313 mil empregos formais em setembro

TJ-SP abre concurso de assistente social e psicólogo na região de Ribeirão Preto


Foto: Luan Porto (Arquivo Revide) 

Compartilhar: