Vendas no Dia das Mães crescem 6% no varejo físico, diz Serasa Experian
Em Ribeirão Preto, Dia das Mães com a volta do atendimento presencial trouxe movimentação no comércio

Vendas no Dia das Mães crescem 6% no varejo físico, diz Serasa Experian

O crescimento ocorre depois do tombo histórico das vendas do ano passado

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio para o Dia das Mães mostra que as vendas no varejo físico cresceram 6,0% na semana da data (3 a 9 de maio deste ano), com relação ao período equivalente de 2020 (4 a 10 de maio). O crescimento ocorre depois do tombo histórico das vendas do ano passado:

Ainda segundo a pesquisa, o Dia das Mães apresentou crescimento acima do registrado na Páscoa, mas o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, aponta que ainda é um crescimento fraco, pois tem como base dados fortemente impactados pelas restrições geradas pelo início da pandemia de Covid-19. "É ainda um reflexo da redução do auxílio emergencial, altos índices de desemprego e aumento dos juros”, afirma. O fim de semana, de 7 a 9 de maio, teve queda de 1,0%.

A cidade de São Paulo também apresentou números positivos da semana, 5,5% e acompanhou a retração de sexta a domingo (-0,8%).

Em Ribeirão Preto, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto e Região (CDL), o ticket-médio de presente projetado para a data ficou entre R$ 100 a R$ 200. “A expectativa é de um crescimento é de cerca de 14% nas vendas para a data na cidade, em relação a 2020, que foi um ano bem diferente para todos. A flexibilização dos horários permite ao comércio um atendimento sem aglomeração, mesmo com restrições de entrada e atendimento. A flexibilização do Plano São Paulo também atendeu aos acordos celebrados entre os sindicatos patronal e laboral em Convenção Coletiva de Trabalho, prevendo esse prazo dilatado nesta data especial e muito importante para o comércio, considerada a segunda data mais importante para as vendas”, afirma o presidente do Sincovarp, Paulo César Garcia Lopes.

Uma pesquisa realizada pelo departamento de relações institucionais da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) revelou que 47% dos comerciantes esperavam ter dificuldades nas vendas devido à queda na renda dos consumidores.


Foto: Luan Porto

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