Vendas no varejo da região de Ribeirão caem no 1º trimestre
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, a queda foi de 8,6 nos primeiros três meses do ano
As vendas no varejo da região de Ribeirão Preto caíram para 8,6% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Já o faturamento dos varejistas subiu 0,2% na mesma base de comparação. É o que aponta o Boletim nº 23 do ACVarejo, levantamento mensal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Ao se analisar apenas o mês de março, as vendas na região recuaram 9,5% e o faturamento caiu 0,2%, em relação a março do ano passado. Os dados se referem ao varejo ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção.
Para efeito de comparação, no primeiro trimestre o varejo ampliado do Estado de São Paulo registrou diminuições de 9,3% e de 0,6% nas vendas e no faturamento, respectivamente. Em março, na região, as diminuições foram de 13,5% nas vendas e de 4,2% no faturamento, na comparação anual.
Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta o cenário. "A crise do varejo se estende pelo país e decorre da diminuição da renda, do avanço do desemprego e da contração do crédito, deixando o consumidor mais inseguro e pessimista, sem disposição para comprar", frisa.
"O foco é a confiança: precisamos recuperá-la de qualquer maneira. Acreditamos que, até o final do ano, de forma gradual, o comércio pare de cair e comece a sinalizar uma recuperação, que só deverá vir, de fato, no ano que vem", opina o presidente da ACSP.
Na região, os setores mais afetados são especialmente nos casos das lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,9%), das concessionárias de veículos (-22,8%) e das lojas de vestuários, tecidos e calçados (-20,3%).
Foto: Arquivo Revide